Você já parou para pensar como a perda de pacotes afeta a qualidade do seu streaming?

É fato que o streaming já é uma grande realidade no Brasil e em todo o mundo. Desde a transmissão de filmes e séries, esportes e até mesmo jogos, esta tecnologia existe para trazer conteúdo de forma mais rápida e conveniente para os usuários.

Porém, certos problemas na estabilidade das conexões podem afetar a qualidade do produto. Se você quer saber como a perda de pacotes pode atrapalhar seu streaming, este artigo vai ajudar você a entender:

  • O que causa a perda de pacotes?
  • Como a perda de pacotes afeta o streaming?
  • Como resolver e prevenir este problema?

O que causa a perda de pacotes?

Você certamente já sabe o que é a perda de pacotes. Ela ocorre quando os pacotes de dados com as informações transmitidas pela rede são incapazes de chegar ao seu destino.

Até pouco tempo, antes do streaming se popularizar, as causas envolviam problemas no hardware, em uma das pontas da conexão. Eles podem diminuir a qualidade da transmissão, mas como atualmente a maior parte é feita através da nuvem, este problema não é mais tão grande.

Os bugs também são uma famosa causa para a perda de pacotes. Sempre foi necessário testar a conexão e o serviço, e atualmente as empresas de streaming são muito melhores em encontrar estas soluções.

Um problema que ainda existe é o congestionamento na conexão. Pode ser que a rede atinja sua capacidade máxima, o que significa que os próximos pacotes precisam esperar o caminho estar livre. Porém, em muitos casos, a rede simplesmente os descarta, para que ela consiga acompanhar o envio dos dados.

Ou seja, a perda de pacotes ocorre sempre que os dados não são transmitidos de forma ideal.

Como a perda de pacotes afeta o streaming?

No streaming, seja ele qual for, a consequência da perda de pacotes é a mesma.

Como os pacotes são os dados que estão sendo enviados, quando eles são perdidos, o conteúdo atrelado a eles também é.

Para o usuário, isso pode resultar em certas cenas faltando, se o streaming for em vídeo, ou no famoso “lag”, muito comum nos jogos. De qualquer forma, a perda de pacotes resulta em uma péssima experiência para o usuário.

Como resolver e prevenir a perda de pacotes?

Para entregar a melhor experiência no streaming para o seu público, é vital evitar a perda de pacotes. Portanto, você precisa encarar este grande desafio. O vídeo é uma mídia bem pesada e quanto mais gente acessar o seu streaming melhor, é claro, mas mais exposto à perda de pacotes você está.

Você pode tentar aumentar a sua infraestrutura interna, mas isso apresenta um custo muito grande. A sua melhor resposta é contar com a infraestrutura ideal, preparada para lidar com a perda de pacotes.

No Brasil, a Singular oferece um serviço de streaming mais rápido. Nosso diferencial é contar com o maior número de servidores no país, diminuindo consideravelmente a latência e entregando a experiência ideal para seus clientes.

sistema Push da Singular, é revolucionário no país, garantindo uma transmissão eficiente para todos os seus canais.

Quer conhecer melhor como funciona? Então conheça o serviço de streaming da Singularreduza o impacto da perda de pacotes e aumente a satisfação do seu cliente!