Você já ouviu falar no termo escalabilidade? Muitos desconhecem essa forma de crescimento empresarial, no entanto, é de suma importância descobrir como ela pode fazer a diferença na sua companhia, especialmente se você está no segmento de streaming. Entenda e implemente desde já.

O que é a escalabilidade?

A escalabilidade é um modelo de negócios que define o crescimento de uma empresa, sem que os custos tenham que aumentar ao longo desse período. Assim, a organização consegue expandir suas vendas, devido a um aumento de recursos enquanto preserva, simultaneamente, sua qualidade e o valor oferecido ao consumidor.

Dessa forma, é possível compreender que o objetivo é aumentar o volume das operações e da produtividade, sem que ocorra, ao mesmo tempo, a necessidade de ampliar as despesas, os investimentos ou até mesmo o lucro. Especialmente, porque essas organizações conseguiram compreender que elas podem faturar no número de usuários, não nos valores exorbitantes.

Por que os streamings?

Os serviços de streaming, como o Spotify, a Netflix e os Live Streamings, costumam usar a escalabilidade como uma estratégia. Eles oferecem mensalmente seus serviços apenas fazendo com que os clientes se tornem assinantes e paguem um valor recorrente que irá gerar lucros constantes.

Assim, eles não sentem a necessidade de fazer um novo investimento a cada vez que a quantidade de consumidores é alterada e são capazes de suportar volumes maiores de usuários sem precisar recorrer a custos adicionais. Inclusive, é comum que usem esse número para ter uma previsibilidade de seus ganhos e, com isso, transformá-los em melhorias contínuas que mantenham essas pessoas fidelizadas.

Inclusive, para quem se interessa por esse tipo de conteúdo, vale a pena conhecer o que a Singular CDN já abordou no site.

Como ter maior escalabilidade?

Para os que estão no segmento de streaming, ao menos três dicas são fundamentais para que a escalabilidade e, consequentemente, o crescimento da empresa seja mantido. Veja-as abaixo:

Competitividade

As economias de escala têm sido uma importante fonte de vantagem competitiva na atualidade e tudo isso devido a um fator primordial: a monetização recorrente.

Por isso, a fim de ter um lucro constante e assinantes que se mantenham fiéis ao seu conteúdo, uma opção é reduzir o preço de seus produtos a um custo abaixo do valor de mercado, se tornando uma vantagem em relação a outras plataformas que ofereçam uma tecnologia similar à sua.

Automatização das ferramentas

A automatização, assim como a digitalização, é um fator fundamental para as empresas. Com ela, é possível uniformizar os processos, simplificar os serviços oferecidos e aumentar a produção, uma vez que o tempo para exercer as atividades acaba sendo otimizado.

Além disso, ao deixar de lado as questões operacionais, essa estratégia ainda facilita o caminho para a inovação, deixando que o gestor fique focado nas mudanças de cenário, nas exigências do mercado e no que a concorrência tem feito, para sair na frente e dominar o ambiente.

Melhorias

Fazer melhorias contínuas é primordial. O seu sistema de streaming não pode deixar de inovar e de trazer atualizações frequentes, assim como a Netflix que apresenta novidades em seu catálogo mensalmente. Contudo, é importante que essa inovação não perca a essência da escalabilidade. Ou seja, não é esperado que um custo adicional seja cobrado por isso.

E então, você quer dar uma guinada nos seus streamings e não sabe como? Tente utilizar a as estratégias a seu favor. Pare de ver estatísticas e comece a ver mais engajamento, conversões e escalabilidade com a Singular. Acesse a página e faça um teste grátis de sete dias!