Como você bem sabe, nós estamos em um momento único de evolução tecnológica, caracterizada por transformações cada vez mais contínuas e velozes. Infelizmente, muitos criminosos se utilizam desse progresso, tornando a vida de alguns usuários um verdadeiro pesadelo. Neste universo de ataques cibernéticos, um dos mais perigosos está por trás do chamado sistema DDos.

Mas, afinal, o que vem a ser esse sistema DDos e qual a diferença dele para o Dos? Tire essas dúvidas de uma vez por todas e aproveite para saber como se proteger de um ataque DDos! Venha que a gente te explica!

O que é um ataque do tipo Dos?

Comecemos pelo começo, diferenciando os ataques Dos e DDos. Ambas as sequências de letras são acrônimos. Vamos começar abordando o Dos, que vem do inglês Denial of Service — negação de serviço, no nosso bom português.

Na prática, o Dos é uma arma voltada à desestabilização do funcionamento habitual de computadores e, principalmente, servidores. Mediante um ataque Dos bem-sucedidos, o tempo de resposta fornecido pelos servidores tende a cair radicalmente. Essa lentidão pode alcançar níveis bem elevados, travando a rotina de trabalho dos servidores.

O funcionamento é bem simples de ser compreendido. Não se trata de infecções de malware ou nada parecido. O ataque é baseado no excesso de atribuições direcionadas aos servidores. O sistema admite um limite de acúmulo de funções. Ao se atingir esse limiar, ele para de funcionar, ou seja, nega a realização do serviço.

Uma maneira bem fácil de visualizar o problema é a lotação do metrô em um horário de pico. Em alguns momentos desse intervalo, os vagões ficam tão cheios que ninguém consegue entrar.

Em um ônibus, o excesso de passageiros pode impedi-lo de se movimentar. Algo semelhante acontece em uma máquina ou servidor vítima de um ataque Dos. Quer ver como isso pode piorar? Veja só o que é um ataque DDos na sequência!

Quais as características de um ataque DDos?

Já DDos é uma Distributed Denial of Service, ou seja, negação de serviço difusa. Em outras palavras, aqui nós temos o mesmo ataque anterior, mas em ampla profusão. É como se houvesse vários ataques simultâneos em uma direção e partindo de todos os lados.

Como isso é possível? Os próprios computadores afetados passam a disseminar as ordens de requisição de cumprimento de tarefa. Então, as próprias máquinas de uma rede potencializam o ataque

Como se proteger de um ataque hacker tão poderoso?

Para se ter uma ideia do estrago e da sofisticação dos ataques DDos, servidores famosos já sofreram com eles. Até a Microsoft, o Paypal e a rede de TV CNN vivenciaram maus momentos por conta do problema.

Com os servidores vulneráveis a ataques DDos, a manutenção dos sites relacionados aos primeiros fica por um fio. Evidentemente, você não quer que sua loja virtual ou o web site da sua empresa saia do ar, não é mesmo?

Para que o seu site fique longe de ataques atrelados ao sistema DDos, você precisa de um serviço anti-DDos. Com uma superferramenta de proteção, é possível se antecipar à evolução dos ataques. Assim, eles podem ser combatidos antes de criarem uma grande reação em cadeia.

Interessado em um serviço anti-DDos que realmente dê conta do recado, independentemente do tráfego do seu site? Acesse o nosso site e conheça a nossa solução! Baseada em tecnologia de ponta, ela foi desenvolvida para deixar tudo funcionando nos mínimos detalhes.