Qualquer usuário de internet sabe que ela pode ser um terreno hostil para os computadores e as aplicações. Por isso, as pessoas precisam cada vez mais de proteção contra hackers, spammers, cyber ataques e tantas outras ameaças. O Web Application Firewall (WAF) é uma dessas soluções.

Nos últimos anos o usuário passou a contar com mais velocidade, pois a fibra óptica aumentou o poder de transmissão de dados. Como consequência, passou a precisar de sistemas de segurança mais eficientes. Enquanto clientes, eles querem contar com empresas que ofereçam esta proteção.

Por isso, o WAF está se popularizando entre profissionais que lidam com web. Ele oferece uma maneira eficiente de evitar que ataques como XSS e SQL Injection explorem as vulnerabilidades do sistema.

Qual a função do Web Application Firewall?

O WAF cria uma proteção no site ou aplicativo, como uma barreira que se posiciona na frente do sistema. Ele atua entre a internet e a aplicação que você deseja proteger, impedindo os mais variados tipos de ataque.

Além de proteger o sistema, o WAF também protege o servidor, algo que não é feito pelos proxies. Para realizar a defesa, ele utiliza diversas regras para o HTTP. Assim, impede que ataques como Cross-site Scripting (XSS) e SQL Injection cheguem aos servidores de hospedagem.

Devido ao fato de ser um filtro adaptável, o WAF cada vez mais é utilizado, não só em sites e aplicações, mas como em blogs, celulares e no comércio eletrônico.

Vantagens do WAF

O WAF permite que você crie regras de proteção personalizadas. Assim ele identifica padrões de ataques e os bloqueia antes que aconteçam. Com isso também é possível criar o tráfego adequado para as aplicações web, permitindo e bloqueando com base nas regras criadas.

As regras configuráveis garantem que você tenha proteção à medida que as ameaças apareçam. E como o sistema é atualizado automaticamente, você não precisa perder tempo. A transmissão de log é em tempo real, garantindo visibilidade imediata na proteção.

Outra vantagem é o alto desempenho para qualquer tipo de negócio online.

É possível utilizar um conjunto de regras prontas, para configurar o comércio eletrônico. Dessa forma, sistemas como WordPress, Joomla e PHP já possuem sua proteção configurada no sistema WAF.

A importância da proteção de aplicações

As aplicações lideram o ranking de vítimas de ameaça nos últimos anos, mesmo assim, são poucas as empresas preocupadas em oferecer a proteção adequada aos clientes.

Muitos usuários ainda utilizam apenas o Firewall para proteção, por acharem que é suficiente. Medidas como essa, bem como IPS, ajudam o sistema mas não garantem uma proteção eficiente.

Para as empresas, é fundamental oferecer os sistemas de segurança que as ajudem a se manterem competitivas. Cliente vítima de ataques não volta, porque entende que você foi incapaz de oferecer a proteção que ele precisa.

Ferramentas como o WAF proporcionam que a aplicação web opere em total segurança, apresentando cada vulnerabilidade do sistema. É uma garantia de qualidade a mais para o cliente. Para seu negócio, é a garantia de estar atualizado e competitivo. Por isso, não deixe de conhecer nossa solução em WAF!