O universo virtual é repleto de armadilhas, principalmente para as empresas que estão constantemente conectadas. Por isso, é preciso garantir a segurança de dados particulares e financeiros para proteger a integridade do negócio.

Ataques e crimes virtuais

Os ataques cibernéticos podem causar inúmeros problemas, tanto para a pessoa jurídica como para a pessoa física: perda de dados, roubo de informações e extorsão. Portanto, conheça agora quais são os perigos mais comuns, os prejuízos causados pelos ataques e como proteger sua empresa de possíveis crimes virtuais.

Malware

O malware, provavelmente o ataque mais conhecido, é silencioso e fácil de ser aplicado. O ataque inicia por meio de downloads feitos na empresa, permitindo a visualização e recebimento de dados privados como: senhas, logins e acessos controlados. Dessa forma, o hacker possui informações valiosas para atacar sua empresa.

Backdoor

O backdoor utiliza o próprio sistema de forma impostora, enviando e-mails, apagando arquivos e controlando funções normalmente. Sua detecção, sem a ajuda de um profissional, não é simples e pode prejudicar seriamente a empresa infectada.

Ransomware

O ataque ransomware funciona por meio de sequestro de dados. Com isso, o hacker promove um processo de extorsão, em que a empresa se vê obrigada a pagar quantias exorbitantes pelo resgate das informações roubadas.

Spoofing

O spoofing é um dos ataques mais comuns para o roubo de logins e senhas bancárias. O crime baseia-se em falsificar o IP, para enganar o cliente sobre a confiabilidade da empresa usada por ele. Agindo assim, o hacker não desperta desconfiança e consegue, sem dificuldade, os dados do alvo.

Decoy

O decoy, primeiramente, conquista a confiança do usuário pela criação de um software ou app supostamente seguro. Após a instalação, o programa recebe informações privadas preenchidas pelo alvo prejudicado como: login, senha, dados bancários, entre outros.

Cyber Security: como defender sua empresa de ataques virtuais

É comum que as empresas não invistam em segurança virtual, por não possuírem um faturamento que permita um bom investimento em ajuda profissional. Para ajudar nessa questão, é de extrema importância que os administradores conheçam mais sobre a Cyber Security: dicas de prevenção para proteger o sistema de ataques virtuais agressivos.

Dicas de Cyber Security

Verifique as dicas para aplicar a Cyber Security em sua empresa, de forma simples e eficaz:

• Antivírus: a atualização do antivírus deve fazer parte da rotina de segurança da empresa. Apesar de óbvio, é comum que os ataques aconteçam pela negligência em se manter um antivírus ativo e forte, atuando na proteção do sistema;

• Firewall: a utilização do firewall é ainda mais importante, pois evita a aproximação do vírus, antes que qualquer estrago seja feito;

• Usuários: cliques em links suspeitos ou visita a sites desconhecidos podem causar invasões e roubo de dados. Por isso, é essencial que a empresa eduque seus funcionários quanto ao comportamento na internet, evitando imprevistos por conduta equivocada;

• Nuvem: manter documentos e dados em nuvem, é um método eficaz para evitar perdas causadas por ataques;

• Senhas: a criação de senhas fortes, com números, letras maiúsculas e minúsculas, dificulta o trabalho de hackers. Além disso, é fundamental que a empresa mantenha o costume de renovar suas senhas.

Quer saber mais? Confira em https://www.singularcdn.com.br/streaming/live-streaming/