Todos os sites na Web estão suscetíveis a diversos tipos de ataques. Por isso, é muito importante investir em ferramentas e tecnologias que auxiliem na manutenção da segurança dos dados e da exibição normal do site.

Neste contexto, há uma ampla gama de soluções que podem contribuir para um aprimoramento da segurança. E o que muita gente não sabe, é que a CDN pode ser um desses recursos.

Quer entender mais sobre este assunto? Então continue lendo e descubra como a CDN pode melhorar a segurança do seu site!

O potencial de estrago dos ataques DDoS

Se você gera receita ou realiza serviços por meio do seu site, deve ter uma preocupação em especial com os ataques DDoS. Esse tipo de ação tem como objetivo causar um congestionamento no site, por meio da sobrecarga do servidor.

Dessa forma, o servidor pode ser reiniciado ou travar, tornando o conteúdo do site inacessível. Com isso, cada minuto que as páginas ficam fora do ar representa uma significativa queda de receita e perdas inestimáveis para a imagem do seu negócio.

Vale notar que os ataques DDoS são muito populares, pois requerem baixo nível de conhecimento por parte do hacker. Além disso, o causador de um ataque como esses pode simplesmente contatar um botnet para direcionar um tráfego de alto volume para o site visado, reduzindo significativamente seu desempenho ou tornando-o integralmente inacessível.

A CDN como ferramenta de segurança

A função da CDN por si só já contribui para aumentar a segurança do site. Essa tecnologia foi desenvolvida para realizar a análise e a absorção de picos incomuns de tráfego, sejam quais forem as suas origens.

Assim, pela sua própria funcionalidade, a CDN já oferece proteção contra os danos causados por um ataque DDoS. E se ela oferecer um desempenho de infraestrutura baseada na nuvem, terá potencial para proteger o site, inclusive contra ataques DDoS de larga escala.

Como a CDN melhora a segurança do site

Quando o seu site conta com uma CDN especializada, ele pode suportar picos de tráfego repentinos enquanto mantém tempos de carregamento rápidos. Essa tecnologia pode abranger PoPs especiais designados para absorver exclusivamente o tráfego de DDoS, a inspeção e a limpeza do tráfego, além de ferramentas de monitoramento que atuam proativamente para mitigar tentativas de ataques.

A CDN também pode ser equipada com um Web Application Firewall (WAF) que pode proteger o seu site contra tipos específicos de ataque DDoS, como os de rede (camada 3), de transporte de dados (camada 4) etc.

Nesse contexto, cabe destacar que somente um WAF tem capacidade para agregar segurança contra ataques DDoS da camada 7, aqueles que impactam aplicativos. Adicionalmente, o uso da CDN com WAF também protege o seu site quando ataques DDoS forem utilizados como cortina de fumaça para outras ameaças, como injeções de SQL.

Assim, investir em uma CDN constantemente aprimorada pode ser a solução para manter seu site ativo e gerando receita para o seu negócio. Quer desfrutar de toda a segurança que uma CDN pode oferecer para o seu site? Teste a nossa plataforma gratuitamente por 7 dias!