Toda página ou usuário presente na internet está exposto à possibilidade de sofrer ataques virtuais. Para as empresas, uma das maiores ameaças é o ataque de negação de serviço (DDoS). Pensando nisso, apresentamos neste artigo, como evitar ataques de DDoS em 5 passos.

Para quem não está familiarizado com o termo, vale uma breve explicação. Nesta prática, os hackers tentam derrubar uma página sobrecarregando-a com um acesso massivo a partir de múltiplas fontes. Além deste efeito imediato, ele serve para explorar vulnerabilidades e até mesmo acobertar outras atividades maliciosas simultâneas.

Em virtude disso, é de extrema importância que a sua empresa se prepare para identificar e combater esta prática, pois quanto antes o ataque for detectado, mais rápido ele poderá ser interrompido. As principais estratégias para bloquear o DDoS você confere a seguir.

1. Melhore a segurança do Host

Esta é a primeira medida a ser tomada para garantir que máquinas e páginas estejam seguras. Afinal, o ataque tem a capacidade de transformar a rede comprometida em masters e agentes. Para evitar que isto aconteça, o tráfego deve ser filtrado, separando visitantes legítimos de bots e hackers.

Ferramentas como a Web Application Firewall (WAF) bloqueiam os ataques antes mesmo que eles aconteçam. Suas regras de segurança são capazes de evitar cross-site scripting (XSS), SQL Injection, bots e até mesmo a manipulação de sessões. As regras WAF podem ser, inclusive, personalizadas para melhor atender às necessidades da sua página.

2. Limite a banda por tipo de tráfego

Vimos que os ataques DDoS trabalham com o acesso massivo aos servidores. Geralmente, isso é feito através de pacotes ICMP ou TCP SYN. A saída é criar regras de limitação de banda para estes pacotes. Assim, é fundamental poder controlar o tipo de tráfego, para que o seu site não caia e continue recebendo visitantes.

3. Use filtros anti-spoofing

Uma das características deste tipo de ataque é o mascaramento do endereço IP. Trata-se do resultado do mecanismo de spoofing, que ajuda a esconder a origem dos invasores. Com ele, os hackers forjam um endereço, dificultando a tarefa de identificar de onde vem o ataque. Os filtros anti-spoofing evitam o recebimento e envio dos pacotes forjados por estes indivíduos.

4. Não permita que a sua rede seja utilizada como amplificadora

Outra dica de como evitar ataques de DDoS é trabalhar mecanismos que impeçam que a rede sirva de amplificadora. Isto é necessário porque um dos expedientes do DDoS são os ataques Smurf e seu derivado, o Fraggie. Basicamente o que ocorre é o envio de pacotes para endereços de transmissão que os passam adiante.

5. Tenha planos de contingência bem delimitados

Para finalizar, todos os passos descritos anteriormente devem ser amparados por um plano de contingência. Afinal, é importante considerarmos sempre que não existe sistema na internet completamente à prova de falhas. Até porque as ameaças se renovam todos os dias. Sendo assim, esteja preparado para todas as eventualidades.

Quer mais segurança para o seu site? Então conheça a nossa solução de CDN!

Um recurso que ajuda a seguir as dicas de como evitar ataques de DDoS é o CDN. Para experimentar esta solução de distribuição de conteúdo visite o nosso site. A nossa Rede pode ser testada gratuitamente por 7 dias! Basta acessar esta página e preencher o formulário.