A internet desempenha um papel fundamental no mundo em que vivemos, pois facilita tarefas cotidianas, como o pagamento de uma conta de telefone, por exemplo. Se ela se limitasse a isso, já seria de grande ajuda. Porém, ao mesmo tempo, ela nos proporciona um grande conjunto de novas possibilidades – poderíamos citar inúmeras, tamanha foi a revolução causada pela rede mundial de computadores.

Entretanto, da mesma forma que a internet nos trouxe uma série de vantagens e facilidades, ela também pode ser utilizada para cometer crimes das mais variadas naturezas. A segurança virtual é um tema que está constantemente em evidência. Sempre que realizamos qualquer atividade pela internet, nós recebemos e enviamos dados que podem ser interceptados, causando-nos assim grandes prejuízos.

Mas pra diminuir as chances de sermos alvos de ataques, podemos contar com diversas ferramentas de segurança, entre elas o SSL.

O que é o SSL?

SSL é a sigla em inglês para Secure Socket Layer, um mecanismo que, através da criptografia, codifica as informações trocadas entre o visitante e o servidor hospedeiro do site. Seu objetivo é garantir a segurança da comunicação, impedindo a terceiros acessarem aos dados movimentados.

O processo ocorre da seguinte maneira: o certificado mistura as informações do usuário e as deposita em uma chave criptografada. Elas só podem ser reorganizadas pelo servidor que possui o certificado. Assim, mesmo que a chave seja interceptada, seu conteúdo será inútil, pois está embaralhado.

O Certificado SSL é muito utilizado por instituições bancárias e lojas virtuais, uma vez que eles requerem informações pessoais importantes dos usuários para terem acesso aos serviços, como CPF, senhas e número de cartão de crédito.

Para saber se um site emprega essa tecnologia, basta verificar se há, na barra de endereço, o símbolo de um cadeado verde e se o domínio do site começa com https://.

Por que adquirir o Certificado SSL?

Você, com certeza, ganhará pontos com o visitante do seu site se garantir a ele que seus dados estão seguros. Ciente dessa proteção, a chance de ele voltar em futuras visitas é grande.

O mesmo não pode ser dito de sites que não recorrem a ferramentas de proteção. Os consumidores e clientes estão cada vez mais atentos para a segurança de seus dados. Logo, contar com o SSL garante uma vantagem sobre esses concorrentes. Além disso, um site com SSL se destaca na pesquisa do Google, pois, nesse serviço de busca, a segurança é um critério importante e prioriza as páginas que garantem proteção ao usuário.

Tipos de Certificado SSL

Existem três tipos diferentes de Certificado SSL. Para escolher o mais adequado, deve-se levar em consideração o seu tipo de negócio. Vamos ao primeiro tipo:

1) Validação de domínio

É a certificação mais conhecida e acessível. Através de uma criptografia básica, ele valida o nível de confiança do site.

2) Validação de organização

Confere mais segurança do que a validação de domínio, além de apresentar informações acerca da empresa dona do domínio, tornando o processo mais transparente.

3) Validação estendida

É a certificação mais completa em questão de segurança. Antes da emissão, tanto a empresa quanto o site passam por uma profunda avaliação. Além de apresentar as mesmas informações que as outras validações, a validação estendida ressalta o nome da empresa na barra de endereço.

Para mais informações acerca desse e de outros temas, acesse as páginas da Singular, plataforma especializada em aceleração e segurança na nuvem.