Você sabia que o usuário, em média, gasta apenas 15 segundos no seu site? Diante deste cenário, saber a maneira certa de capturar o leitor e mantê-lo em seu site é fundamental para o sucesso do negócio.

Não é segredo que o vídeo é uma ótima maneira para isso. Mas, sem cautela, ele pode virar o pior inimigo do usuário, ou seja, deixar seu site lento. Especialmente se o site for focado nesse tipo de conteúdo.

Mas, se você almeja ter sucesso, é impossível ignorar essa plataforma. Afinal, segundo a Forbes, os vídeos são tão influentes que 90% dos usuários o utilizam para decisões de compras. Entretanto, para garantir uma boa experiência ao usuário, separamos algumas dicas de como otimizar seu site. Confira!

Sites focados em vídeos, como mantê-los rápidos?

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas. Entretanto, antes de você aplicar essas estratégias, é preciso compreender dois pontos fundamentais: compactação de arquivo e otimização de páginas na web.

Compactar vídeo

Antes de enviar o arquivo completo, é ideal utilizar ferramentas de compactação de vídeo. Dessa forma, elas reduzem o tamanho dos arquivos.

Mas, não se esqueça de contemplar a qualidade do vídeo. Afinal, um vídeo de baixa qualidade pode ser interpretado como não profissional.

Sendo assim, 480p é um bom valor médio, já 720p é um padrão alto de qualidade. Seja qual for o formato, basta elencar um desses dois conforme o objetivo.

Loop de vídeo

Muitos sites adotam loops infinitos em segundo plano. O processo sobrecarrega a CPU, o que, claro, torna o resto do site mais lento. Portanto, o ideal é configurar o vídeo para parar após a primeira reprodução ou encerrar o loop após a reprodução por vários segundos.

Converta o vídeo para HTML5

Para otimização de site, é interessante você converter os vídeos para um formato que não causará transtornos a nenhum usuário, independente de qual seja o navegador.

Para tal, você pode contar com o auxílio de um programa para converter seus arquivos no formato HTML5, como, por exemplo, WebM. Dessa forma, seu vídeo será reproduzido e aceito sem problemas em outros navegadores, incluindo os dispositivos móveis.

Crie um site otimizado para celular

Na maior parte das vezes, os usuários de dispositivos móveis estão à procura de um streaming mais rápido. Em outras palavras: os usuários esperam sites responsivos e ágeis, que, efetivamente, atendam suas plataformas e necessidades.

Portanto, não se esqueça de tornar seus vídeos acessíveis para comunidade de dispositivos móveis. Dessa forma, o conteúdo se torna adaptável a uma série de situações.

CDN

Outra ótima opção é considerar um CDN ou rede de entrega de conteúdo. Essa, sem dúvida, é uma das maneiras mais eficazes de carregar vídeos rapidamente.

O CDN fornece uma entrega conteúdo de streaming aos seus usuários, de forma rápida e sob demanda de conteúdo.

É simples: o CDN fornece uma parte do vídeo conforme a solicitação, em vez de enviar o conteúdo inteiro. Além disso, o CDN pode gerenciar suas mídias e impedir que elas afetem o site.

Gostou de saber como manter rápido sites focados em vídeos? Saiba que nós da Singular oferecemos esse tipo de serviço, utilizando o CDN com o maior número de servidores no Brasil.

Acesse nosso site para solicitar um teste gratuito e aprender a obter mais tráfego de forma mais inteligente!