Já imaginou precisar investir pouco em propaganda e links patrocinados para sua loja virtual? Isso só seria possível se você apostasse nas estratégias de Otimização para Motores de Busca (SEO) para alavancar o e-commerce. Entenderemos, a seguir, como essa técnica pode ser aplicada, a fim de atrair tráfego orgânico para seu site.

Normalmente, empreendedores não implementam o SEO no seu e-commerce, por se tratar de uma estratégia que não traz resultados tão rápidos. Na realidade, estamos falando de uma aposta a longo ou médio prazo, mas que faz toda a diferença.

Mas, afinal, o que é SEO? É o conjunto de estratégias usadas para melhorar a posição da sua marca nas buscas do Google. Assim, quanto melhor for o lugar em que você ocupa, mais tráfego orgânico a sua marca atrai (sem precisar de anúncios e conteúdo patrocinado).

Se o Google entender que o seu conteúdo responde à dúvida do consumidor, a sua loja ou blog será uma das primeiras a aparecer. Isso é excelente porque o cliente se familiariza com a empresa e seus produtos e tem mais chance de fechar negócio.

Como usar SEO para alavancar o seu e-commerce?

Para início de conversa, o nome da sua marca e o domínio que você usa para seu site tem que ajudar. Escolha as opções que facilitem as buscas. Afinal, é mais fácil encontrar um nome fácil e lógico do que um mais enigmático.

No entanto, não se preocupe: o nome mais misterioso e talvez mais difícil de achar de primeira pode muito bem ter mais acessos orgânicos (bastar usar SEO).

O primeiro passo para implementar a estratégia de SEO no e-commerce é otimizar cada produto individualmente. É importante que cada página esteja relacionada a uma palavra-chave distinta.

Para otimizar seus produtos, é necessário ir à parte administrativa da plataforma que você usa e ter cuidado com três itens essenciais: o título, a descrição e a url. Use palavras-chave e fique atento ao número de caracteres. Além disso, tente criar um conteúdo amigável e de fácil leitura. Isso ajudará muito o cliente.

Essa operação deve ser repetida com todos os produtos e categorias da marca!

Qual palavra-chave sua marca deve usar?

Como falamos, usar as estratégias de SEO significa querer ser encontrado no Google. Para isso, é preciso entender, então, como são feitas essas buscas. Como os consumidores procuram por um produto? Quais são as palavras-chave?

O segredo não é usar os códigos que fazem mais sentido para você e, sim, os que os seus clientes ou leads (potenciais clientes) já utilizam.

O próprio Google já disponibiliza uma ferramenta que pode te ajudar nesse momento: é o Google Keyword Planner! Ela é fundamental para quem quer saber mais sobre as buscas ou ter novos insights para o próprio site.

Três dicas de SEO para melhorar as vendas no e-commerce

A primeira dica é: esteja no HTTPS! Esse recurso protege as informações do cliente e ainda é assegurado pelo Google.

Outro ponto essencial para voar com SEO: adapte o seu site para mobile. Afinal, os celulares também podem gerar receita.

Por fim, não se esqueça de usar Alternative Text em suas imagens. Isso facilita o uso do site por pessoas com deficiência visual e ainda melhora o seu SEO.

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