A otimização de sites é sempre uma boa opção quando buscamos algo que traga retorno de acesso e que possa economizar recursos de infraestrutura. Para que isso aconteça, uma das opções que trazem algumas vantagens como o melhoramento de carregamento e proteção contra scripts maliciosos e possíveis ataques, é o CDN. Você sabe como ele funciona e quais as principais razões para investir nessa ferramenta?

Confira aqui algumas das principais razões para você investir em uma CDN e economizar recursos de infraestrutura.

O que é a CDN e como ela funciona?

A CDN, que vem do inglês Content Delivery Network, significa Rede de Distribuição de Conteúdo. Ela procura distribuir os dados de carregamento e de conteúdo estático para data centers conhecidos como POPs.

Quando um usuário acessa o site, ao invés de receber dados que viriam do servidor central, a CDN utiliza a sua localização geográfica para enviar essa solicitação ao POP mais próximo, fazendo com que a resposta no carregamento das páginas seja bem menor e que a capacidade de suportar vários usuários ao mesmo tempo seja maior, deixando tudo mais eficaz e rápido.

Por que devo investir em uma CDN?

A utilização da CDN é bastante comum nos sites fora do país, mas vem se popularizando cada vez mais aqui no Brasil. Por oferecer essa otimização no carregamento das páginas, deixando o acesso mais estável e sem risco de quedas, o que poderia ocasionar algum tipo de prejuízo, existem alguns fatores que fazem com que, atualmente, a CDN seja uma ótima opção para quem busca entregar um serviço de qualidade para seus usuários.

A evolução do tamanho das páginas web: o tamanho médio das páginas web tem crescido rapidamente com o passar dos anos e com a melhora da velocidade da internet. Isso faz com que o tempo de carregamento acabe aumentando consideravelmente, principalmente quando falamos sobre acesso em dispositivos móveis, que tem se tornado um dos principais meios de acesso à internet do país.

Tenha uma melhor qualidade por um preço melhor: A CDN é uma opção que oferece um aumento de performance, melhora de SEO e segurança por um preço que não é tão caro quanto os de servidores convencionais e que pode ser bastante benéfico, dependendo do volume de dados que o site carrega.

Isso tudo traz uma economia de infraestrutura, fazendo com que esses recursos possam ser investidos em outras áreas e que possam trazer coisas novas para os usuários.

Site estável para picos de acesso: tenha um site robusto e que suporte os picos de acesso em um determinado horário ou publicação, evitando que o carregamento fique lento ou que até mesmo quedas venham a ocorrer. Com a CDN, o seu servidor de origem não fica sobrecarregado e pode atender melhor a todos os usuários, oferecendo uma experiência final muito mais agradável.

É fácil de usar?

Muitos sites atualmente possuem plugins para facilitar a utilização da CDN e deixar a renovação do cache automática no caso de alguma atualização. Além disso, muitas CDNs disponibilizam APIs públicas que permitem que você integre suas aplicações proprietárias de uma forma simples e eficaz, deixando tudo em um só lugar e facilitando a organização e gestão do seu site.

E se você quer saber mais sobre CDNs ou sobre informações que podem melhorar a qualidade de acesso do seu site e, consequentemente, resultar essa melhora em conversões, confira mais de nossos textos relacionados ou saiba um pouco mais sobre nossos conteúdos referentes a Live Streaming!

Caso possua alguma dúvida, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronta para tirar todas as suas dúvidas.