Se você trabalha com marketing de conteúdo ou possui uma loja virtual, por exemplo, está ciente da importância de melhorar a experiência do cliente na sua página, o que envolve inúmeras ações.

De toda forma, o que antes era um diferencial competitivo tornou-se praticamente uma necessidade. Diante da oferta de conteúdos online, o tempo para reter a atenção do visitante é cada vez menor. E se o desempenho do seu site é ruim, as esperanças vão por água abaixo.

Além disso, a velocidade de carregamento da sua página é um quesito preponderante para o ranqueamento do seu site no Google, algo imprescindível para gerar mais tráfego, interação e conversão.

Se você está enfrentando problemas com o tempo de resposta da sua página, é possível reverter este cenário. Na lista abaixo, você confere quatro dicas para otimizar o desempenho do seu site. Confira!

 

Otimize as imagens 

As imagens costumam ser a grande pedra no sapato quando o assunto é tempo de carregamento do site. Mas, convenhamos que não é possível abrir mão delas, não é mesmo? E nem deve. No entanto, convém você redimensionar as imagens mais pesadas, considerando o espaço que o seu site realmente suporta. Acredite, é possível fazer isso e manter a qualidade das fotos.

Outra dica é utilizar compactadores para diminuir o tamanho do arquivo da imagem. Isso contribui diretamente para a melhoria do tempo de carregamento do seu site.

 

Atenção com a hospedagem

Certifique-se de que você realmente possui um bom serviço de hospedagem. Afinal, um servidor confiável é garantia não apenas de um bom tempo de resposta, mas também de redução de quedas, que podem provocar um grande prejuízo financeiro.

Caso você identifique que o problema realmente mora aqui, o mais recomendado é fazer um upgrade no seu plano de hospedagem ou simplesmente mudar para um servidor mais confiável, melhorando o desempenho da página.

 

Habilite o cache

O cache é uma técnica que basicamente consiste em permitir o armazenamento de páginas da internet visitadas com frequência. Isto é, cada site acessado é guardado em uma espécie de “memória em cache”, o que faz com que, quando você abra essa página novamente, ela não carregue do zero, guardando pontos de dados que permitam uma visualização mais rápida.

Consequentemente, o tempo de carregamento do seu site será reduzido, melhorando a experiência do visitante.

 

CDN

A Content Delivery Network, ou Rede de Fornecimento de Conteúdo, é uma espécie de rede de servidores em diversas partes do mundo que armazena o supracitado conteúdo estático no cache.

A grande particularidade do CDN é que, se o acesso ao seu site acontecer por meio de outro país, o tempo de carregamento será agilizado porque a conexão vai ocorrer pelo servidor mais próximo da localização do visitante, proporcionando não apenas a otimização do desempenho, como também melhorando o seu ranqueamento no Google.

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