Uma das práticas que já vinha sendo muito usada em redes sociais, mas que durante a pandemia se popularizou e cresceu ainda mais é a realização de transmissões ao vivo. Seja um conteúdo relacionado a entretenimento, como shows ou campeonatos de vídeo games ou, até mesmo, eventos do mundo corporativo, como congressos e palestras.

Todavia, muitos que nunca haviam utilizado essa tecnologia antes, começaram a usar e, com isso, surgem as dúvidas de como fazer uma transmissão de qualidade para o seu público, ou seja, com uma boa imagem, bom som e sem travar.

Hoje, viemos falar de um fator essencial para que isso aconteça: a taxa de upload ideal.

Diferença entre download e upload

A primeira coisa que você deve pensar são os processos que você realiza na internet. Basicamente, você realiza dois: enviar ou receber dados. E, sim, isso são duas taxas diferentes (possíveis de serem testadas online) que você deve prestar atenção ao contratar um serviço.

Tudo aquilo que entra no seu computador é chamado de download (utilizando a taxa de download), até mesmo assistir a um vídeo no YouTube. Consequentemente, tudo que sai do seu computador é o upload (utilizando a taxa de upload), ou seja, transmitir um vídeo.

Logo, se você quer trabalhar com streamings, você precisa possuir uma internet com uma boa taxa de upload porque quanto maior ela for, maior é a qualidade e velocidade da sua transmissão.

As taxas ideais em cada rede

Basicamente, uma taxa a partir de 10 Mpbs é o ideal para você realizar um streaming de qualidade. Porém, nas redes sociais esse número pode variar devido as particularidades de cada uma. Conheça agora a das principais redes:

YouTube – o melhor lugar quando se fala em vídeos, principalmente porque permite transmitir em diversas resoluções; se você deseja transmitir na qualidade mais básica (480 p), o que não é recomendado, precisa de apenas 2 Mpbs; já as qualidades melhores variam de 4 Mpbs (1080 p) até 24,2 Mpbs (4 k).

Facebook – para realizar uma transmissão na qualidade de resolução máxima da plataforma (720 p), sua taxa deve ser de no mínimo 5,7 Mpbs.

Twitch – uma das principais plataformas quando se pensa no mundo gamer, sua taxa varia de 1,6 Mpbs (480 p) até 7,4 Mpbs (1080 p).

Plataformas especializadas

Com o aumento da busca pelas transmissões ao vivo e o fator de que a maior parte dos provedores de internet não está preparado para prover um serviço de qualidade, sendo a maioria focada em downloads, surgiram também plataformas profissionais.

Assim, temos a singularCDN que devido ao fato de ser a CDN com o maior número de servidores no Brasil, possibilita a realização das transmissões com uma maior qualidade, além da otimização da imagem e customização de layout.

Logo, se você deseja parar de se preocupar com uma transmissão que trava o tempo todo ou que não entrega a melhor experiência para o seu público, essa é com certeza a sua melhor escolha.

Gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre como fazer o seu streaming ser o melhor possível? Então, não deixe de conferir o nosso site: https://www.singularcdn.com.br/streaming/live-streaming/