A segurança digital precisa ser uma das grandes preocupações das empresas nos dias de hoje. E é por isso que qualquer negócio precisa de um Anti-DDoS, que está sendo cada vez mais adotado para evitar ataques cibernéticos.

Empresas de qualquer porte e de qualquer área enfrentam, todos os dias ameaças, de uma variedade grande malware e outros males. Sendo assim, elas precisam levar a série o seu sistema de segurança para proteção de seus dados. E o Anti-DDoS é um grande aliado.

Mas o que é um ataque DDoS? No que ele pode prejudicar minha empresa? Por que devo investir em um Anti-DDoS? Leia o artigo e saiba tudo sobre o tema.

Como é o ataque DDoS?

O ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) é um dos mais prejudiciais para qualquer negócio. Ele nada mais é do que a tentativa de deixar indisponível um aplicativo, um serviço online, um servidor, uma rede etc.

Isso é feito através de sobrecarga com tráfego vindo de diversas fontes comprometidas, o que acaba fazendo um bloqueio do tráfego legítimo.

O ataque DDoS é diferente, comparando com outros ataques de negação de serviço (DoS), porque usa apenas um equipamento (mestre) em conexão com a internet (conexão de rede) que faz o gerenciamento de uma infinidade de outros “computadores zumbis”.

Grande parte desses ataques precisa da atuação dos botnets, que são comum uma espécie de exército de robôs. Eles podem ser controlados por agentes maliciosos à distância. Sendo assim, esse tipo de ataque faz com que esses robôs acessem recursos determinados nos servidores ao mesmo tempo.

Por que investir em um Anti-DDoS?

Uma proteção eficiente contra um ataque DDoS pode ser implantada de diversas maneiras. No entanto, em grande parte das vezes ela envolve uma abordagem que combine múltiplas técnicas de bloqueio, classificação de tráfego e detecção de ataques.

Em algumas tecnologias Anti-DDoS está incluída a utilização de um “black hole”. Ele irá redirecionar o tráfego em que há suspeita para um servidor que não existe. Além disso, um sistema de prevenção de intrusão (IPS) pode ser utilizado ainda para o bloqueio e a detecção de ataques levando em conta o seu conteúdo.

Mas, os ataques DDoS mais recentes estão tendendo a utilizar conteúdo legítimo para que se possa esconder a intenção maliciosa. Isso quer dizer que a proteção por IPS pode ser menos eficiente.

Os tradicionais firewalls e outras técnicas tradicionais de proteção podem também atuar na proteção Anti-DDoS. Quando os ataques se concentrarem em uma porta específica, uma regra de firewall pode se tornar uma forma eficiente de combate.

Alguns recursos incorporados a roteadores de última geração podem ainda ser uma resistência ao impacto de um ataque DDoS que poderiam até chegar a sobrecarregar os equipamentos tradicionais.

No entanto, o ideal é contratar um serviço Anti-DDoS. Busque uma empresa profissional, com certificações, e que tenha profissionais especializados.

Como esse tipo de ataque pode acontecer a qualquer momento, contrate um serviço que monitore 24 horas por dia o seu sistema. A empresa precisa ainda ser capaz de responder rapidamente quando um ataque for detectado.

Gostou desse artigo? Agora que você entendeu porque seu negócio precisa de um Anti-DDoS, visite o nosso site e conheça nossos serviços. A Singular CDN atua em vários segmentos, como CDN, Storage, Streaming e Segurança. Tudo isso para manter o site ou negócio online dos nossos clientes mais rápidos.