Você já percebeu como os celulares estão voltando a ficar maiores? Uma possível explicação para isso são os vídeos. Afinal, o público tem cada vez mais o comportamento de assistir vídeos pelo mobile. É por conta desse comportamento que o live streaming em redes móveis se torna cada vez mais procurado.

Contudo, a rede móvel também apresenta algumas limitações, mesmo trazendo a enorme vantagem da mobilidade. Enquanto a lentidão é a maior dessas desvantagens, ainda existem outras que podem prejudicar bastante a experiência do usuário.

Então, se você quer otimizar este processo, continue lendo o post. Entenda quais são os principais desafios do live streaming em redes móveis.

Limitações da banda e o buffering

banda no live streaming em redes móveis é o maior limitador. Uma imagem, acompanhada do áudio, gera um enorme volume de dados, o que significa que é necessária muita banda para utilizá-los.

Logo, a banda de dados dos usuários nas redes móveis pode não ser suficiente. É claro que pode ser que assistam pelo Wi-Fi, e que exista uma parte do público que nem se preocupe com isso. Mas, para o usuário médio, isso é um grande problema.

Além da banda ser limitada, a velocidade da conexão também é. Até o 5G chegar e mudar esta equação, o buffering se torna um problema maior, pois a velocidade não consegue acompanhar o volume de dados enviados.

Para quem está fazendo o streaming é uma boa ideia limitar o volume de dados transmitidos, para otimizar o buffering e eliminar atrasos.

Muitas empresas ainda não dão a devida atenção ao mobile

Apesar dos desafios do live streaming em redes móveis, muitas empresas ainda não dão a atenção que o mobile merece. Esse é um grande erro, visto que o comportamento do consumidor é, cada vez mais, engajar com o streaming desta forma.

É natural que muitas empresas ainda não abraçaram o pensamento mobile first, mas o consumidor já o fez. Quem não acompanhar, corre o risco de ficar para trás.

Boas práticas para live streaming em redes móveis

Portanto, atentar-se às boas práticas para live streaming em redes móveis é uma forma de se destacar da competição. Afinal, você está entregando o que o público quer, o que nem todo mundo faz.

Em primeiro lugar, é preciso escolher um bom CDN para diminuir os problemas acima. Com a plataforma ideal, você consegue otimizar a sua entrega de pacotes de dados, considerando possíveis limitações que os usuários possam ter.

Porém, streaming no mobile também tem suas vantagens. Por exemplo, você pode adicionar recursos que irão destacar ainda mais a sua transmissão. Usar tecnologias como vídeos 360° ou a Realidade Virtual são formas de agregar valor.

Permitir registro na plataforma ou um chat nativo são formas de otimizar a experiência para o mobile. Em outras palavras, o objetivo é não somente contornar os desafios, mas trazer vantagens e diferenciais.

Como ficou claro, a tecnologia traz alguns desafios para o live streaming em redes móveis. Contudo, o comportamento do usuário demanda que os mesmos sejam resolvidos.

Afinal, se o público quer consumir conteúdo por meio desta solução, é preciso que as empresas encontrem formas de entregá-los.

Gostou do post? Confira o blog da Singular sobre live streaming e aprenda ainda mais!