ontamos com sistemas que facilitam a criação de eventos online, contudo, nem sempre é possível fazer uma transmissão de qualidade. Hoje, o usuário de internet navega por uma infinidade de conteúdo, e por isso a qualidade da transmissão se tornou um diferencial.

Não adianta nada oferecer excelente conteúdo ao público se a estrutura da live estiver deficiente.

Então, confira, a seguir, algumas dicas importantes para você utilizar em suas transmissões, levando qualidade para o público e gerando mais engajamento.

Utilize aparelhos profissionais

A maioria das transmissões de má qualidade acontecem devido aos equipamentos inferiores. Não falamos apenas em câmeras ruins, pois muitos produtores de conteúdo ainda utilizam notebooks e webcams. Dessa forma, acabam reduzindo a qualidade da imagem.

Esses equipamentos, ainda que de última geração, não foram feitos exclusivamente para transmissões. Por isso, câmeras profissionais full HD ainda são os melhores equipamentos para gravar imagens. Caso queira um trabalho profissional, uma câmera com saída HDMI limpa, ou seja, clean output, é extremamente útil.

Isso também acontece com áudio deficiente ou aparelho que não capta o som como deveria. Microfones profissionais irão isolar sons externos, ruídos e chiados. Iluminação também precisa ser pensada. Se você for utilizar a luz natural, olhe para o visor da câmera e certifique-se de que não está atrapalhando a imagem.

O número de equipamentos irá variar pelo tamanho da live. Uma transmissão de porte médio ao vivo pode precisar de mais de uma câmera e, consequentemente, de um switcher ou mixer de vídeo, para trocar os planos e imagens durante a transmissão.

Além disso, pense também em uma boa placa de captura, pois irá efetuar a transferência da imagem e do som da câmera para o computador com alta qualidade.

Internet

Evite utilizar uma rede compartilhada ou com baixa taxa de transferência de dados. Streamings que possuem muitas falhas têm mais chances de serem interrompidas.

Atente-se também para a conversão da captura em dados com os codificadores. Eles otimizam a imagem e o som, oferecendo dados mais compactos, por meio da alteração dos formatos captados. Além disso, o codificador otimiza a transmissão para variados dispositivos.

Estrutura do conteúdo da live

Não podemos deixar de mencionar a importância de planejar a estrutura do conteúdo da live. Evidentemente, se você é bom o suficiente para abrir a câmera e tocar a live sem roteiro, excelente. Contudo, utilizar uma estrutura definida garante mais qualidade, seja de conteúdo seja de divulgação.

Informe adequadamente o público na hora certa, pois isso irá influenciar diretamente na qualidade da sua transmissão. Esteja atento ao Marketing e à divulgação e integração entre redes sociais para garantir um bom streaming. Interaja com o público, analise as estatísticas da audiência e utilize sempre boas plataformas para a transmissão.

Aumente a qualidade da live com uma CDN

Uma CDN irá otimizar a utilização dos dados e limitar a perda de informações. A transmissão passa a ser mais estável, garantindo qualidade em todo o momento. Servidores proxys otimizam a distribuição de conteúdo e eliminam os problemas causados pela distância entre o servidor original e público.

Caso queira conhecer um pouco mais, leia nosso blog e garanta uma melhor experiência para seu público!