Você já se perguntou qual a melhor forma de armazenar suas fotos, vídeos ou documentos? Existem muitas ferramentas para isso, mas as que mais se destacam são ao armazenamento em nuvem e o HD.

Todo dia lidamos com arquivos importantes que devem ser armazenados da maneira mais segura possível. Já pensou em perder aquele documento importante ou aquele vídeo que deu um trabalhão para fazer?

É para evitar esse tipo de prejuízo que hoje existem diversas maneiras de armazenar arquivos. E as preferidas pelos usuários certamente são a nuvem e o HD externo.

Mas qual é o melhor para o seu caso? Abaixo, veja quais são as vantagens que o armazenamento em nuvem tem sobre o HD.

Como funciona o armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é o que há de mais atual no segmento. Por meio deles, os dados ficam guardados em uma rede de servidores, que é devidamente preparada para isso.

Dessa forma, os arquivos ficam guardados e não correm o risco de serem perdidas por quebra ou dano no computador, HD ou pen drive.

Os dados ficam conectados por meio da internet, então você pode acessá-los em qualquer dispositivo que esteja conectado. Além disso, você pode configurar o seu smartphone ou computador para salvar os arquivos automaticamente na nuvem.

O conteúdo salvo na nuvem também pode ser facilmente compartilhado com um link, por exemplo. Não é mais necessário upar e baixar arquivos enviados por e-mail ou repassados por um dispositivo portátil.

E o HD externo?

O HD externo funciona como um armazenamento físico de dados, para quem prefere ter essa segurança. Muito usado há um tempo, ele tem ampla capacidade e pode ser levado para qualquer lugar.

No entanto, o HD externo se torna um pouco antiquado para quem guarda arquivos necessários para o dia a dia. Na maioria das vezes, ele apenas é vantajoso para os que procuram uma forma de manter arquivos antigos, que não são acessados com frequência.

Além disso, o backup deve ser feito de modo manual nessa ferramenta. Por isso, o usuário deve criar um hábito frequente. Esse é um ponto negativo do HD externo, diminuindo a sua praticidade. Ele também pode ser facilmente danificado ou perdido.

Qual a melhor forma de armazenar arquivos com segurança?

Agora que você já sabe como funciona cada uma das ferramentas mais utilizadas, é mais fácil escolher a melhor opção para sua empresa ou uso pessoal.

O armazenamento em nuvem veio para tornar a vida dos usuários mais prática, fácil de ser compartilhada e segura. Se a sua necessidade é lidar com os arquivos todos os dias, essa certamente é a melhor opção.

Além da segurança física, os servidores e software também garantem a proteção dos seus documentos, fotos e vídeos.

No que diz respeito à segurança de servidores e software, conte com a Singular CDN para oferecer o armazenamento em nuvem os recursos WAF, regras padrão para IP, certificados SSL e Anti-DDoS.

Ficou interessado em experimentar esse serviço? Então faça um teste de 7 dias com a Singular CDN e aproveite as soluções em segurança e armazenamento.