velocidade de streaming de vídeo é um dos principais fatores que determinam a experiência do usuário. Afinal, se ela não é grande o suficiente a qualidade do vídeo pode ser perdida, ou mesmo pacotes de dados podem levar a pedaços faltando. A dificuldade é que existem diversos fatores que podem afetar esta característica.

Além disso, estes fatores podem ocorrer tanto no lado do usuário como do lado do produtor do conteúdo. Se você é produtor, é claro que não tem controle sobre tudo que acontece do lado do usuário. Contudo, você pode conhecer mais sobre ele de modo a elaborar hipóteses do que podem estar acontecendo com ele. Sendo assim, continue lendo este post e confira 5 dicas para aumentar a velocidade do seu streaming de vídeo.

1 – Prorize usar os cabos

Por mais que as redes de WiFi atuais sejam poderosas, nada bate o bom e velho cabo ethernet. Portanto, se você quiser tirar o máximo da potência do seu streaming, priorize o cabo. Em certos casos, isso não é possível e você precisa usar o WiFi. Nesse sentido, o ideal é remover o máximo possível de obstáculos físicos para o sinal ser o mais limpo quanto possível.

2 – Remova obstáculos para o seu WiFi

Uma boa dica é remover o maior número possível de obstáculos que podem estar diminuindo a potência do seu WiFi, e da sua internet em geral. Por exemplo, libere a banda fechando todos os aplicativos ou browsers que não estão sendo usados. Além disso, é crucial remover outros dispositivos da rede. Cada um deles também consome mais banda.

3 – Calcule o seu real valor de upload

Uma dica um pouco mais técnica é calcular os bitrates que você vai usar. Naturalmente, é preciso que sua rede suporte esses valores, de modo a trazer a conexão mais estável possível. O problema é que são dois bitrates, o áudio e o vídeo, e você precisa somá-los. Caso contrário, um pode consumir a banda do outro. Uma vez que você calcule este valor, vai chegar a velocidade de upload que precisa ter para fazer um ótimo streaming.

Dependendo do valor que você encontrar, vai saber exatamente quanto precisa ser a taxa de upload. A partir daí, a boa dica é ter o dobro de banda do que você precisa. Com isso, você está mais protegido contra instabilidades. Por exemplo, se você precisa de 10mbs de upload, o recomendado é contratar 20. Afinal, é improvável que você conseguirá se manter sempre no ápice da performance.

4 – Usar um CDN

Outra dica para aumentar a velocidade de streaming de vídeo é usando um CDN. Essa é a principal forma de combater o problema da distância. Por meio dele, você tem servidores proxys que ajudam a distribuir os conteúdos de mais perto. Logo, a latência é melhor, o que contribui ativamente para a experiência do usuário.

5 – Otimize o streaming para celular

Por fim, a última dica é otimizar o streaming para celulares. Grande parte do público passa cada vez mais a consumir conteúdo por meio deste tipo de dispositivo. Logo, é necessário ter este fato em mente ao fazer o streaming. Por exemplo, pode ser uma boa opção trocar um pouco da resolução por uma velocidade um pouco maior.

Gostou das dicas? Então confira o blog da Singular! Lá, você encontra tudo que precisa saber para tornar seu live streaming ainda melhor!