Todos nós já visitamos alguma página da internet que pareceu levar horas para terminar de carregar. É muito provável também que tenhamos desistido de continuar no endereço depois de alguns segundos. Não há dúvidas de que a lentidão no carregamento é de longe um dos fatores que mais incomoda aos visitantes. Neste artigo, descubra como aumentar a velocidade do seu site usando CDN.

Afinal, para a sua empresa, um site lento pode representar um grande prejuízo. Inclusive já faz tempo que as pesquisas apontam os efeitos que a espera tem sobre os usuários. Bastam poucos segundos a mais no carregamento durante uma transação, por exemplo, para que o abandono chegue a 87%.

O tempo que um conteúdo leva para abrir é o principal fator que determina se ficaremos em uma página. O problema é que as causas por trás da lentidão podem ser muitas. Uma das mais comuns é a forma como o conteúdo do site está hospedado. E é justamente este o gargalo que o CDN pode mitigar.

 

Mas, afinal, o que é CDN? 

Antes de apontarmos como aumentar a velocidade do seu site usando CDN, é importante definir o conceito. A sigla para Content Delivery Network, descreve uma Rede de Distribuição de Conteúdo. Significa dizer que há réplicas do material do seu site em diversos servidores espalhados pelo mundo.

A página será entregue aos visitantes com base na localização geográfica, de modo a sempre conectá-los ao servidor mais próximo. Este detalhe permite reduzir a latência, ou seja, o tempo de transferência dos dados. Quando o site não possui CDN, a requisição se torna mais lenta justamente pela distância com relação aos servidores.

Além disso, as CDNs possuem recursos como o Cache de Conteúdo Dinâmico, que melhora o processamento dos servidores. Isto representa ainda mais velocidade no carregamento do seu site. No mais, como o serviço trabalha com pontos de presença espalhados pelo mundo, o visitante sempre obterá o melhor desempenho.

 

Como aumentar a velocidade do seu site usando CDN? 

Em resumo, o CDN funciona como intermediário entre servidores e local de hospedagem, repassando o tráfego para otimizar a entrega. Entendendo o que é e como funciona a Rede de Distribuição de Conteúdo, já podemos vislumbrar como ela ajuda na velocidade. Para começar, ela diminui o tempo de latência consideravelmente.

Outro benefício de um conteúdo descentralizado é que isso evita problemas ocasionados por picos de visitação. Esta solução pode ser aplicada em qualquer página, incluindo aquelas desenvolvidas em CMS, como o WordPress. E o melhor de tudo é que, ao contratar este tipo de serviço a sua empresa também ganha em segurança.

Isto acontece porque o recurso é capaz de bloquear diversas ameaças, incluindo bots. Um site fora do CDN, e que não possui uma ferramenta anti-DDoS, pode acabar saindo do ar se atacado. Outro benefício agregado está na melhoria de SEO e SEM. Sendo assim, ele melhora o posicionamento em mecanismos de busca e a quantidade de visitantes que recebe o seu site.

 

Quer mais velocidade na sua página? Conheça a nossa solução de CDN 

Depois de conferir como aumentar a velocidade do seu site usando CDN, você certamente quer experimentar esta solução, certo? Então aproveite para testar a nossa Rede de Distribuição de Conteúdo gratuitamente por 7 dias! Basta acessar nossa página e preencher o formulário

Quer saber o quanto seu site é rápido?

Receba nosso relatório de performance gratuitamente.

Solicite o relatório agora mesmo.