Você já parou para pensar no tamanho que a internet tem hoje e no quanto ela ainda pode se expandir? Distribuir todo esse conteúdo para cada usuário no mundo inteiro é um trabalho gigantesco.

Se esses dados fossem enviados para todas as pessoas a partir de servidores em pontos fixos, isso seria impossível. A lentidão seria imensa e muitos servidores não aguentariam e cairiam. É por isso que é necessário o serviço de controle da internet que o Content Delivery Network (CDN) realiza.

Rede de distribuição de conteúdo

As CDNs (rede de distribuição de conteúdo, traduzindo para o português) agilizam o processo e dão estabilidade à rede para que você consiga acessar o seu conteúdo, fazer sua pesquisa, jogar online ou interagir com suas redes sociais.

Através de uma rede espalhada em diversas partes do mundo, a CDN hospeda todo o conteúdo do seu site, blog, etc., em servidores difundidos em diversas regiões. Assim, dividindo o conteúdo nestes locais, sua distribuição torna-se mais eficiente não importando de onde o acesso é feito.

Isso quer dizer que quem acessa a internet a partir de qualquer região do Brasil recebe textos, vídeos, imagens, etc., de um site através de um servidor o mais próximo desta pessoa.

A Singular tem a CDN com o maior número de servidores no Brasil, por isso consegue entregar conteúdo de internet com baixa latência, diferente da concorrência nacional.

Melhor aproveitamento da conexão de internet

Um dos grandes benefícios do controle da CDN na internet é a redução do tempo de transferência de dados (latência). Assim, o conteúdo é distribuído de uma maneira mais eficaz e a largura de sua banda de internet é mais bem aproveitada.

Claro que é preciso levar em consideração também as diferenças de conexão entre uma região ou outra ou entre um dispositivo e outro. Mas com o uso da rede de distribuição, a performance do processo termina sendo igual.

O processo se dá da seguinte forma: o conteúdo é acessado do servidor original e fica salvo em cache em diversos servidores pelo mundo conforme sua demanda. Desta forma, a CDN melhora a rota, descobrindo qual caminho é o mais curto entre a origem e o destino para onde vai o conteúdo. A diminuição da distância reduz o tempo para finalizar as transferências.

A Singular tem pontos de servidores espalhados pelo Brasil que outras CDNs não têm. Por isso que garantimos a melhor e mais ágil distribuição de conteúdo do seu site para seus clientes.

Diminuição de custos e tempo

Contratar o serviço de uma empresa que fornece os serviços de CDN é uma solução muito mais barata e prática do que a organização criar e manter sua própria estrutura para distribuir conteúdo. Principalmente se o público-alvo estiver espalhado pelo mundo.

Desta forma, o preço pago para uma empresa fornecer os serviços de CDN é muito mais em conta do que investir por si só. Lembrando que os clientes pagam por tanto pela velocidade quanto pela estabilidade de suas páginas.

Gostou deste artigo? Quer saber mais? Então acesse nosso blog e confira outras informações sobre CDN e muito mais.