Manter a alta qualidade dos seus VoDs é uma preocupação de toda empresa que produz vídeos. Afinal, qualquer problema do cliente é seu problema, e se ele tem alguma dificuldade em consumir o conteúdo, você precisa resolvê-la.

Porém, como fazer isso? Como você pode manter a alta qualidade de seus VoDs? É isso que este post vai mostrar. Vamos ver:

  • Como maximizar a qualidade dos VoDs?
  • A importância dos testes
  • Como escolher a CDN ideal

Como maximizar a qualidade dos VoDs?

Uma empresa que distribui conteúdo visual para os clientes, pode ter um impacto bem negativo na sua imagem, se este conteúdo não for de qualidade. Problemas no streaming são inaceitáveis pelo público atual, visto que este modelo já está tão difundido.

Portanto, é preciso garantir que você entregue a alta qualidade de seus VoDs, para assegurar a sua satisfação. Acontece que existe um pequeno problema.

Sempre há dois tipos de qualidade na produção de VoDs, a de entrada e de saída. A de saída, você não tem muito controle, pois se refere a ponta do cliente. Se ele tiver uma qualidade de conexão baixa ou um dispositivo ultrapassado, não existe muito que você pode fazer.

Exatamente por isso que você deve se esforçar ao máximo para controlar o que você pode. Os esforços de qualidade de saída dependem de você e devem ter o máximo da sua atenção. Você vai se preocupar, por exemplo, com a câmera, a velocidade de upload e alguns outros pontos cruciais

Uma forma de garantir a alta qualidade de seus VoDs é apostando em streamings que conseguem se adaptar a conexão dos usuários. Então, se o usuário tem uma conexão mais lenta, a qualidade do VoD é automaticamente menor. Isso ajuda a garantir que o conteúdo é entregue de forma ideal, sem prejudicar a experiência do usuário.

A importância dos testes

Por isso, é essencial fazer testes. Produzir e compartilhar um VoD é um processo que envolve diversos fatores. Desse modo, testar é a única forma de garantir que você mantém a alta qualidade dos seus VoDs. Um bom checklist de testes inclui:

  • Como o vídeo é uploadado no seu site?
  • Se você faz streaming em taxas de bits múltiplas, todos os níveis se mantêm em uma qualidade aceitável?
  • Procurar testar em conexões velozes e mais lentas. Como é o buffering em ambas?
  • E se a internet for rápida e ir ficando mais lenta?
  • Teste o estresse em todos os equipamentos. Eles aguentam a transmissão?
  • Faça um “mock streaming” antes do oficial.

Com estes testes, você consegue antecipar possíveis problemas com o seu VoD.

Como escolher a CDN ideal?

Por fim, mais um ponto a se observar é garantir que você escolheu a plataforma para a distribuição do conteúdo ideal. Um bom CDN traz diversas soluções para o seu VoD, mas no caso da qualidade, é preciso se atentar a dois pontos principais.

O primeiro é entender quais são os limites da transmissão. Geralmente, o 4K ainda não é tão comum para o streaming em larga escala, mas o 1080p e full HD devem estar prontos.

Além disso, é preciso entender como o conteúdo é entregue. O ideal é optar por um CDN bem respeitado e que seja reconhecido no mercado, por ter um grande número de servidores. Isso garante a velocidade do conteúdo e também que ele vai escalar com a audiência. Esta preocupação é essencial, especialmente em um país com as dimensões do Brasil.

Quer saber mais sobre como manter a alta qualidade dos seus VoD e escolher a CDN ideal? Então acesse o blog da Singular.