tecnologia por push é uma ferramenta amplamente utilizada por aplicativos e sites de diferentes empresas. Por meio das notificações push, é possível informar os usuários com mensagens rápidas e dinâmicas em relação às atividades acontecendo no app ou detalhes sobre produtos e ofertas, por exemplo. As possibilidades são variadas.

 

Como funciona a tecnologia push?

“Push” é um verbo do inglês que significa, ao pé da letra, “empurrar”. Em sua essência, a ferramenta de notificações push são os avisos que os usuários recebem em seus dispositivos de maneira espontânea, ou seja, sem requisitá-los. As informações são “empurradas” para que o destinatário as leia de maneira prática e ágil.

No caso dos smartphones, o usuário está suscetível a receber com a devida frequência as notificações push a partir do momento em que ele faz o download do app de alguma empresa ou produto. Caso a pessoa não queira mais receber os avisos, é possível desativar facilmente as notificações nas configurações do celular.

Todo dispositivo conta com uma área específica para a tecnologia push. Quando as notificações chegam, elas ficam agrupadas nesse lugar. Para chamar a atenção do usuário, elas geralmente vêm com um som ou com a vibração do celular. Ao clicar no pop-up da notificação, a pessoa é levada diretamente para o aplicativo em questão.

 

Pensando no público-alvo

Partindo do pressuposto de que as mensagens das notificações push precisam ser dinâmicas, rápidas e claras, é necessário alinhar o conceito do seu negócio com uma linguagem acessível e interativa.

Dessa maneira, os avisos não se tornam repetitivos para o usuário, e isso diminui as chances de que ele desligue as notificações ou mesmo acabe por excluir o app. Se forem utilizadas com equilíbrio e criatividade, as notificações push trazem o poder de manter os usuários atraídos pelo produto ou serviço.

Abaixo, citaremos alguns exemplos de formas de utilização da tecnologia push. A aplicação das notificações depende do produto e/ou serviço oferecido pela sua empresa e do público-alvo que ela pretende atingir.

 

Múltiplas possibilidades de utilização

O grande intuito de uma empresa fazer uso das notificações com a tecnologia push é se tornar mais ativa na captura de leads e na geração de proximidade e interesse com os usuários. Para atingir esses resultados positivos, é possível aplicar as notificações push de diferentes maneiras.

Por se tratar de mensagens direcionadas a um público-alvo que se interessa pela sua marca e seu produto, a tecnologia push traz a vantagem de entregar mensagens exclusivas e com apelo atrativo aos usuários. Com esse recurso, você pode avisar sobre promoções, por exemplo, ou sobre descontos, benefícios, enviar mensagens úteis, notícias relacionadas ao assunto de sua empresa etc.

Outra possibilidade é avisar sobre a chegada de novidades nos produtos. Isso faz o usuário se sentir privilegiado e consequentemente aumenta a fidelização dele com a marca, além de melhorar a sua experiência com o aplicativo.

Mais uma forma de utilização das notificações push é enviar lembretes em relação à atividade desempenhada pelo usuário dentro do app. Caso o seu aplicativo ofereça venda de produtos, uma possibilidade é notificá-lo dos passos e do tempo até a entrega, por exemplo.

Leia conteúdos relacionados em nosso blog!