Então, você já tem uma câmera, uma conexão de internet com ótima taxa de upload e um excelente conteúdo. Enquanto esses são os quesitos básicos para ter um ótimo live streaming, pode ser que o básico não seja o suficiente. Em alguns casos, pode ser que mesmo com esse equipamento você ainda encontre dificuldades.

Fazer live streaming é um processo razoavelmente simples, mas é preciso considerar diversas variáveis. Por exemplo, seu público pode optar pelo mobile e não ter uma banda suficiente para receber o conteúdo. Neste caso, é preciso de uma solução mais especializada para otimizá-lo. Então, se você quer entender as formas de otimizar sua transmissão, continue lendo o post. Você vai entender como escolher a melhor solução para seu live streaming.

Descubra qual é o problema com sua live streaming

De modo a escolher a melhor solução para seu live streaming, o primeiro passo é entender qual é o problema. Para descobri-lo, o ideal é fazer bastante teste e conversar com o seu público. Na maioria dos casos, se existe algum problema com o live streaming, eles irão falar. Em outras situações, é possível que a transmissão esteja boa, mas você quer melhorá-la, como aumentar a resolução para 4K. Nesse caso, a ideia é a mesma, faça testes e pesquise.

Por exemplo, pode ser que o seu streaming esteja bem lento, por conta de uma internet com conexão lenta. Por outro lado, mesmo que a conexão seja rápida, os servidores podem estar tão longe que acabam gerando um lag. A própria qualidade dos vídeos é um problema bem comum em live streams. Afinal, é uma ótima qualidade que o público espera.

Encontrando o melhor problema para cada solução

Uma vez que você entenda o problema, pode começar a pensar nesta solução. Por exemplo, em relação à qualidade do vídeo, o Full HD apresenta uma solução interessante. É claro que o ideal é transmitir em 4K, mas pode ser que seu público não tenha como aproveitar a máxima resolução. Para corrigir o problema da qualidade, é preciso averiguar a conexão da internet.

Outra solução que pode ajudar a otimizar seu live streaming são os encoders. Esses são hardwares e softwares que tem o crucial trabalho de converter o conteúdo em informação que será transmitida pela rede. Se este trabalho é mal feito, o streaming sofre. Seu trabalho é combinar o volume de bitrates enviados com a conexão de internet, de modo que haja o casamento perfeito.

A CDN pode ser a melhor solução para seu live streaming

Se você quer uma solução para otimizar seu live streaming, uma CDN pode ser a melhor solução. Por meio dela, são usados servidores proxys para otimizar a distribuição de conteúdo. Ou seja, é uma das melhores formas de eliminar o problema da distância entre o servidor original e seu público. Assim, o lag também é diminuído e a experiência é ainda mais positiva.

A Singular, por exemplo, tem o maior número de servidores no Brasil, entregando com uma latência baixa em todo o país. Assim, você consegue otimizar sua distribuição em uma área geográfica maior, como é o caso do território brasileiro. Existem outras vantagens que a CDN traz para seu live streaming, e vale a pena conhecer, pois esta pode ser a solução ideal.

Quer saber mais sobre a CDN com mais servidores no Brasil? Então conheça a Singular e encontre a solução ideal para seu live streaming!