É verdade que suas transmissões ao vivo podem contar com muitos recursos, devido ao aumento de plataformas de live streaming disponíveis. A dúvida que muitos possuem, contudo, é sobre como fazer a melhor escolha. Afinal, não é nada desejável migrar depois de conquistar uma audiência consolidada.

Então, vamos conhecer alguns critérios básicos e outros avançados para você fazer a escolha certa.

Recursos essenciais das plataformas de live streaming

Esses recursos estão presentes em praticamente todas as plataformas de live streaming. Isso porque são… essenciais. Afinal, se mesmo as plataformas mais simples e gratuitas possuem essas características, não vale a pena investir em uma que não as possui. Então, fique atento:

Compatibilidade com navegadores

Hoje, a imensa maioria das plataformas de streaming utiliza os reprodutores do HTML-5. Embora outros sistemas, como Flash Player, estejam praticamente fora do mercado, é possível encontrar sites que os utilizem, o que pode causar incompatibilidade em vídeos e codecs.

Área de interação

É fundamental que a plataforma de live streaming escolhida possua recursos para você interagir com seu público. São importantes para manter o público engajado:

– Chats para conversas e envio de mensagens;

– Caixas de comentários;

– E outras ferramentas.

Arquivamento do conteúdo

É fundamental poder ter o arquivo das suas transmissões e, para isso, existe o recurso VoD, que significa Video on Demand, ou Vídeo Sob Demanda. Dessa maneira, você consegue oferecer o conteúdo para o público que não pode estar presente na hora da transmissão.

Recursos para análise

Você vai precisar certificar a audiência e o impacto da sua live. Impressões, engajamento e número de espectadores assistindo em tempo real são recursos fundamentais. Dessa forma, você pode elaborar análises precisas sobre o andamento e a qualidade do conteúdo.

Recursos avançados para plataformas de live streaming

Personalização

Algumas plataformas possuem a possibilidade de personalização para sua marca. Você poderá:

– Mudar o design;

– Colocar seu logotipo na transmissão;

– Mudar cores;

– Adicionar botões;

– Entre outros recursos.

Monetização

Uma parte importante da plataforma de live streaming é a monetização. De que forma você deseja lucrar com seu conteúdo? É ideal contar com a possibilidade de criar pacotes de conteúdo, diversificando o produto para os clientes.

Integração

Se o público está conectado ao Facebook, por exemplo, você pode integrar a essa rede para que o conteúdo seja exibido para seu público lá presente. Nem todas as plataformas integram os vídeos em redes sociais, por isso analise se esse recurso é importante para você.

Direitos autorais

Certifique-se de como é a distribuição de conteúdo em relação aos direitos autorais. Não é desejável perder seus vídeos devido à quebra de algum protocolo, por isso, a plataforma pode fornecer um sistema DRM para você estar protegido.

Pago ou gratuito?

Por fim, não podemos deixar de citar a diferença básica entre serviços pagos e gratuitos. Sistemas pagos irão lhe fornecer recursos e suportes altamente complexos para o conteúdo. Gratuitos são mais simples, porém, seu conteúdo estará mais exposto ao público.

Utilize nossas dicas e calcule o investimento disponível para seu conteúdo. Certamente você fará uma boa escolha.