A internet é um oceano digital que proporciona muitas descobertas, aprendizados e ajuda a movimentar toda a economia global. No entanto, para aproveitar todo esse potencial, é necessário que, acima de tudo, haja total atenção ao querido segurança.

Afinal, é nesse ambiente online que trafegamos informações pessoais e corporativas que são de grande relevância. Para evitar problemas futuros, é fundamental ter atenção especial ao certificado SSL.

Aqui neste artigo, faremos uma breve abordagem do que é esse certificado e quais são os seus tipos. Ficou interessado? Então, continue esta leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é o certificado SSL

Antes de abordarmos quais são os tipos de certificado SSL, é importante que você entenda o que ele é, afinal, essa conceituação vai te ajudar a entender as suas variáveis e aplicações.

De maneira simples e objetiva, o certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma espécie de adição de uma camada de segurança baseada em codificação de dados, mais conhecida como criptografia.

Dessa forma, os dados serão codificados e apenas poderão ser interpretados pelo remetente e o destinatário, evitando que outras pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo dos dados, além de ajudar na proteção contra ataques digitais.

O conceito é simples, não é mesmo? Mas essa simplicidade envolve muita lógica computacional e é capaz de fazer maravilhas no quesito segurança de dados.

Tipos de certificado SSL

Agora que você conhece o que é o certificado SSL e como funciona, chegou o momento de saber quais são os seus tipos, afinal, cada um tem a sua devida aplicação. São três os tipos de certificado SSL. Então, vamos conhecê-los? Veja logo abaixo quais são!

Validação de domínio

Eis aqui o certificado SSL mais comum e conhecido dentre os três tipos. Você já percebeu que alguns sites que você visita, na barra de endereço aparece um cadeado verde? Isso significa que é um site com o certificado SSL de validade de domínio.

Esse certificado serve, basicamente, como validação do nível de confiabilidade do domínio que você está visitando, onde o seu nível de criptografia é o mais básico.

Muitos sites pessoais e empresariais que não trafegam dados muito sensíveis utilizam esse tipo de certificado, afinal, o seu custo é baixo e pode ser emitido de maneira fácil e rápida.

Inclusive, alguns serviços de hospedagem já oferecem esse tipo de certificado gratuitamente, bastando apenas ativá-lo no painel de controle do site, isso quando já não estiver ativo por padrão.

Validação da organização

Esse tipo de certificado também é muito conhecido e fácil de ser identificado, pois assim como o certificado de validade do domínio, será apresentado um cadeado verde ao lado da barra de endereço no seu navegador.

Uma pequena diferença é que, se você clicar nele, serão exibidas algumas credenciais a mais.

Além disso, esse tipo de certificado SSL faz a validação do domínio e da organização, daí o seu nome, por isso, é considerado um certificado de nível intermediário de proteção.

Esse tipo de certificado é muito utilizado por empresas de médio porte, pois aufere a integridade da sua identidade junto aos seus visitantes.

Validação estendida

O certificado SSL estendido também é muito fácil de ser identificado, pois assim como os anteriores, apresenta um cadeado verde ao lado da barra de endereço do seu navegador e, além disso, exibe o nome da empresa certificada.

Esse é o certificado de nível de proteção e confiabilidade mais avançada. Por essa característica, é muito utilizado por instituições financeiras e grandes empresas.

Mas para ter um certificado SSL de validação estendida, é preciso que a empresa e o site passem por uma análise profunda e cumpram todos os requisitos. Após esse processo, será emitido o certificado SSL.

Viu como é fácil identificar e diferenciar cada um dos tipos de certificado SSL? Agora que você conhece quais são os tipos disponíveis no mercado, fica mais fácil de escolher qual é o que melhor se enquadra às suas necessidades.

Mantenha o seu site sempre seguro e com alta velocidade de navegação com as soluções da Singular! Entre em contato conosco agora mesmo e solicite já o seu orçamento!