Com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível ao usuário, a ferramenta de UX (User Experience) é considerada um dos principais fatores para a fidelização e o encantamento dos clientes. Para tal, são analisados aspectos do comportamento humano e, com isso, formas de otimizar a usabilidade de produtos ou serviços e as formas de interação com o usuário.

Portanto, essa ferramenta consiste em melhorias tanto no âmbito funcional e prático quanto no lado emocional da experiência do usuário e pode ser adotada para a criação de novos produtos e serviços assim como para o seu gerenciamento e manutenção.

UX que faz toda a diferença

O UX pode ser o fator determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio. Afinal, com um mundo de possibilidades literalmente à nossa mão, hoje em dia, é cada vez mais fácil e prático conseguir o que quer que seja, e isso só aumenta a exigência dos usuários e consumidores, além da competitividade para as empresas.

Nesse contexto, o usuário sempre dará preferência aos sites que promovem a melhor experiência no geral, levando-se em conta o tempo de carregamento das páginas, facilidade nas buscas, clareza no conteúdo, visual interessante e navegabilidade intuitiva, além da simplicidade e segurança no processo de compra ou checkout.

Aliás, para ter uma ideia sobre a importância da velocidade de carregamento de uma página, segundo a Amazon, a cada décimo de segundo que o seu site demora em carregar na versão mobile, as suas vendas também caem em 1%.

UX para otimizar produtos e serviços

A experiência do usuário trata, inclusive, da relação de um produto com o consumidor em todas as suas fases de contato a marca, podendo abranger desde o atrativo que o levou àquela empresa, como uma ação de publicidade, até a embalagem, o produto em si e a interação nos respectivos canais de relacionamento.

Já as práticas de UX para sites e aplicativos, além de priorizar a fluidez e facilidade ao usuário, também são considerados outros dois pontos-chave. O primeiro se trata da utilidade, ou seja, o quão relevante é o uso daquele serviço em comparação às demais alternativas, e o segundo é se o processo é amigável ou prazeroso.

UX para a otimização de sites

No geral, a atuação do designer de UX envolve uma sondagem com pessoas que estejam diretamente ligadas ao negócio, a fim de obter insights, normalmente com os clientes reais ou usuários do site e a equipe da empresa. Da mesma forma, ele realiza o devido benchmarking e pesquisas sobre as soluções nesse segmento.

Então, são adotadas diversas metodologias para arquitetar uma experiência do usuário eficaz, como a distribuição eficiente das informações exibidas nas páginas, pontos de contato, formas de interação e fluxograma, que consiste num mapa com o fluxo básico de usuário, ou seja, o caminho que ele deve percorrer no site, entre outras práticas.

Essas são algumas ações básicas da área de UX que impulsionam as ações dos clientes no site e, consequentemente, a sua satisfação com a marca. Aliás, como está o engajamento, conversões e escalabilidade no seu negócio? Entre em contato com a Singular e saiba como podemos intensificar o tráfego no seu site de forma eficiente. Teste por 7 dias gratuitamente!