Segundo levantamento realizado pelos serviços Hootsuite e We Are Social, em 2018 metade da população mundial estava online. Isto representa mais de 4 bilhões de usuários acessando a rede mundial de computadores. Com uma demanda massiva e global, é fundamental garantir agilidade e desempenho no acesso aos sites. Pensando nisso, apresentamos 4 sinais que comprovam que você está precisando de um CDN.

Não sabe o que é esta solução? O Content Delivery Network, ou Rede de Distribuição de Conteúdo, é um serviço que garante a entrega rápida e eficiente de conteúdo online. Hoje todo grande site aposta nesta solução que espalha o conteúdo de uma página em servidores distribuídos pelo mundo. A posição geográfica dos Data Centers, neste caso, é altamente estratégica.

Afinal, quanto mais próximos do local de onde o usuário acessa o conteúdo, menor a latência. Em outras palavras, o tempo de resposta para que ele acesse o seu site melhora. Consequentemente, a experiência do usuário com a sua marca na internet se torna mais positiva.

Confira 4 sinais que comprovam que você está precisando de um CDN!

Dentre as empresas que não dispensam o CDN estão Google, Amazon, Youtube e Facebook. Veja adiante os sinais de que você também precisa deste serviço!

1. A latência do seu site é muito alta

A latência é o tempo que um pacote de dados leva para ir de sua origem até o destino final. Sendo assim, quanto maior ela for, mais lento o carregamento de uma página. Um dos fatores que influenciam na latência é a distância entre o usuário e o servidor onde está o conteúdo.

O CDN resolve este problema. Através dele a sua página será replicada em diferentes servidores ao redor do mundo. Deste modo a conexão poderá ser terminada naquele ponto que for mais próximo do usuário. Graças a isto o seu site mantém um desempenho estável, não importando o local de acesso dos visitantes.

2. A página não aguenta os picos de visitação

Outro problema comum nos provedores de hospedagem tradicional. Quando o tráfego atinge um pico de visitação é comum que os sites apresentem problemas. A razão está na limitação da largura de banda disponível. A CDN, por outro lado, consegue atender esta demanda, reduzindo o tráfego que vai para o servidor de origem.

3. As técnicas de SEO parecem não funcionar

Para otimizar um site para os motores de busca é necessário seguir uma série de técnicas e regras. Acontece, no entanto, que de nada adianta este cuidado se o endereço apresentar páginas lentas. A razão para isto é que a velocidade também é levada em conta para o ranqueamento dos buscadores.

O Google, por exemplo, tem esta como uma de suas principais fórmulas de posicionamento. Logo, se a sua página aplica técnicas de SEO, mas não extrai bons resultados, atenção! Este é um dos sinais que comprovam que você está precisando de um CDN. Afinal, como vimos, ele melhora sensivelmente o carregamento do seu site.

4. A sua página já sofreu ataques

A segurança é um dos fatores que mais demandam a atenção de uma empresa que possui um site na internet. Se o seu endereço já sofreu ataques, especialmente os de DDoS, então a CDN pode te ajudar neste sentido.

Com ela é possível ganhar uma camada adicional de segurança. O mecanismo é simples: a maioria dos ataques será combatida nos servidores de borda, evitando que os reflexos atinjam sua página. E isto significa maior segurança para os seus usuários também.

Experimente nosso serviço de CDN gratuitamente!

Depois de conferir estes 4 sinais que comprovam que você está precisando de um CDN, que tal experimentar esta solução? Você pode fazer um teste gratuito da nossa Rede de Distribuição de Conteúdo. Aproveite para melhorar o seu posicionamento online e ganhe mais conversões através de um site ágil e funcional!

Quer saber a velocidade do seu site em TODO o Brasil?

Solicite agora mesmo um relatório de performance e saiba mais!