Já faz um bom tempo que a terceirização de serviços se tornou uma prática em boa parte das empresas. O setor de TI está entre uma das maiores indústrias a experimentar terceirização em larga escala.

Apesar de sua consolidação no mercado de trabalho, a terceirização ainda sofre críticas e gera discussões entre seus defensores e opositores, tornando-se uma questão controversa para muitos.

Para entender melhor essa questão, separamos as vantagens e desvantagens de terceirizar serviços da agência.

Vantagens e desvantagens de terceirizar serviços da agência

Vantagens da terceirização

Há muitas razões pelas quais uma empresa pode optar por terceirizar uma determinada tarefa, um trabalho ou um processo. Por exemplo, alguns dos benefícios reconhecidos da terceirização incluem:

  1. Maior Retorno sobre o Investimento

Muitos acreditam que a subcontratação tem tudo a ver com a redução de custos e pode definitivamente alcançar esse objetivo. Esse método de fazer negócios oferece muito mais do que isso.

Quando a mão-de-obra é mais barata, as empresas poderão economizar dinheiro que podem aplicar em outras áreas da organização ou ainda reduzir preços de produtos e serviços para seus consumidores. Isso pode resultar em vendas maiores que levarão a uma melhor realização de receita.

  1. Eficiência aprimorada

O que é ótimo em terceirizar serviços da agência é que você pode escolher uma empresa ou equipe especializada em um determinado conjunto de habilidades ou conhecimento. Ao subcontratar tarefas de TI, por exemplo, você estará subcontratando tarefas relacionadas a TI especialistas, e não apenas a qualquer pessoa que saiba alguma coisa sobre TI.

Com acesso a um conjunto de talentos de TI, você poderá operar com mais eficiência. Além disso, você pode explorar uma base de conhecimento investir em inovação. Em termos de fabricação, você será capaz de produzir mais em um curto espaço de tempo, dando-lhe a oportunidade de atender às crescentes demandas.

  1. Maior velocidade de entrega

Com maior eficiência, a entrega de produtos e serviços pode ser feita de forma rápida e mais conveniente. É comum por exemplo, que as tarefas sejam executadas em horários diferenciados ou até mesmo em fusos horários diferentes.

As operações de negócios ainda podem continuar, mesmo se o escritório estiver fechado devido a um feriado doméstico ou por estar fora do horário de expediente. Isso é especialmente verdadeiro se as empresas de terceirização operarem 24 horas por dia, sete dias por semana.

  1. Mais tempo para o gerenciamento

Quando tudo é feito internamente, existe uma grande possibilidade de que algumas competências essenciais não recebam tanta atenção quanto necessário. Mas se você terceirizar serviços da agência que são rotineiros, administrativos ou exigem habilidades especializadas, você pode se concentrar mais em funções essenciais e garantir que sua empresa seja bem-sucedida na gestão de projetos.

Desvantagens da terceirização

Terceirização envolve a entrega de controle direto sobre uma função ou processo de negócios para terceiros. Como tal, vem com certos riscos. Por exemplo, ao terceirizar serviços da agência, você pode ter problemas com:

  1. Perda de controle sobre os processos de negócios

Se os funcionários terceirizados estiverem trabalhando remotamente, o monitoramento deles pode exigir tempo e esforço. Mesmo que existam aplicativos e programas que você possa usar, não há garantia de que um funcionário esteja fazendo o trabalho corretamente até obter os resultados finais.

Quais são as chances de que seu projeto receba atenção adequada? Você também deve estar ciente da ‘Regra 4x’ no trabalho terceirizado. Ou seja, espere que o trabalho leve quatro vezes mais tempo para ser concluído devido a possíveis falhas de comunicação, imprecisões na implementação etc. Se o trabalho for feito internamente, o monitoramento será consistente e as correções poderão ser feitas imediatamente.

  1. Preocupações com privacidade e propriedade intelectual (PI)

Existem regras e regulamentos sobre propriedade intelectual em diferentes partes do mundo, que são respeitados e seguidos por proprietários de empresas, chefes e funcionários domésticos.

Se você empregar pessoas no exterior ou além das fronteiras, estará praticamente desprotegido. Quais são as chances de alguém copiar sua ideia de produto ou códigos de software? A menos que o país para o qual você está terceirizando tenha regras semelhantes, você não pode tomar medidas legais. Portanto, pense muito antes de terceirizar serviços da agência que envolvam dados confidenciais ou segredos comerciais.

  1. Problemas de Qualidade e Tempo de Recuperação

Voltamos a regra 4x. Isso significa que a entrega de produtos leva mais tempo, exigindo que você criasse um cronograma em que o intervalo de tempo fosse reduzido, se não fosse eliminado.

Há também preocupações com a qualidade do produto, especialmente no tipo de material usado. Os produtos na China, por exemplo, estiveram envolvidos em muitas controvérsias ligadas a qualidade dos produtos. O conhecimento de que elas são produzidas na China também pode diminuir a confiança que os consumidores têm nos itens e na empresa também.

  1. Perda de emprego

Os trabalhos de terceirização podem significar uma taxa de desemprego doméstica mais alta. Algumas empresas também aproveitam oferecer trabalho a uma taxa inferior ao mínimo.

Basicamente, o que é benéfico para um país pode significar uma má notícia para outro, no que diz respeito à terceirização. É por isso que há uma necessidade de encontrar equilíbrio na economia local sem custar a sua empresa enormes despesas gerais.

A maioria dos empresários atualmente consideram vantajosa a terceirização de serviços da agência, mas ainda é necessário determinar se o método realmente funciona para o seu negócio. Você está disposto a sacrificar uma coisa para conseguir outra?

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