Precisa saber conceito de CDN ou não sabe exatamente o que é CDN? A gente te ajuda com dicas e te dá fala tudinho o que precisa saber sobre CDN, pode ser?  CDN não é nada complexo como pensam por aí não. Nosso objetivo é que todos saibam o que é CDN de uma forma simples e através do blog vamos tentar transmitir isso, vamos lá?

Você precisa de uma CDN?

Melhor fazer essa pergunta antes de começar o post pois se você não leva seu negocio online a sério você nem precisa saber o que é CDN. E estou falando isso porque todos os sites precisam de uma. Para você ter noção, nos Estados Unidos, 90% dos sites e negócios online utilizam CDN, no Brasil nem 10% utilizam CDN. Então a sensação de ter uma conexão mega lenta é super normal. Estamos “acostumados” em sites que demoram de 3 a uns 8 segundos para carregar (Sendo que poderia ser uns 2 segundos no máximo), sentiu a diferença? Você já percebeu que existem alguns sites que você entra e carregam rápido e outros não? E daí você pensa “que internet bem ruim”, mas você está culpando a internet de um problema do site que seja bem provável que não utilize CDN, ou até utilize mas não uma CDN com foco em todo o Brasil, que prejudica absurdamente a performance do seu site. Então se você leva a sério seu negócio online, pode começar lendo… 🙂

 

O que é CDN?

Já fizemos um post sobre isso e então vamos resumir bem aqui, mas que tu entenda de um jeito rápido e fácil. Mesmo que o CDN seja tão crucial para qualquer negócio online, esse assunto ainda não é tão comum para profissionais que tenham um negócio online, e muito ainda perguntam: “Afinal, o que é CDN?”

Aqui vai uma definição mais direta do que é CDN:

CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória para entregar aos visitantes, baseando-se na localização geográfica do seu cliente final, para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência).

CDN quando utilizado de forma eficiente, destaca seu site Mobile com velocidade, ajudando no SEO e em outras funcionalidades. CDN se torna um dos principais ingredientes para atração de novos Leads e aumentar sua taxa de conversão.

Ter muitos POPs (servidores) nem sempre é melhor

Nem sempre é melhor porque se seu cliente está no Brasil e a CDN que você utilizar tem vários POPs no exterior, de pouco adianta, pois seu site ficará lento aqui no Brasil, e sei que não quer isso. Só você quer.  A maioria das CDNs tem somente POPS em São Paulo e Rio de Janeiro, e “esquecem” de olhar para o Brasil como nós olhamos. Estamos expandindo cada vez mais no Brasil para garantir que TODOS tenham a mesma experiência. Só pra você ter uma noção, recém adicionamos novo POP em Salvador e com apenas 1 hora depois de ativo, notamos um aumento de 25% do tráfego na região.

Resumindo, muitas CDNs se dizem grandes pois tem maior número de POPs pelo mundo todo, mas e no Brasil? ‘-‘. Se seu negócio é focado no Brasil, você precisa ser rápido no Brasil. Em São Paulo e Rio de Janeiro você até pode ser rápido mas no Brasil TODO é outros 500,  e ter a mesma performance em todo o Brasil é um tanto quanto desafiador pra você que usa CDN que só tem POPs em SP e RJ.

 

CDN também ajuda no SEO

Todo mundo sabe que velocidade é um critério rigoroso para o Google, tanto para Mobile ou para Desktop. Então significa que você precisa sem rápido em ambos. Pesquisas mostram que consumidores preferem procurar informações de produtos pelo celular e realizar compras ou saber mais a fundo no Desktop, pois se sentem mais seguros fazendo compras ou pesquisando pelo Desktop.

CDN deve ser visto como parte da essencial para o ranking de pesquisa, pois é aplicado na velocidade da página e entrega de conteúdo eficiente, mas não é o único que precisa ser feito para aumentar o ranking de pesquisa. Pense em CDN como uma forma de melhorar os fatores de ranking técnico para SEO. 🙂

Por exemplo, o Singular ajuda a garantir que cada versão do seu site em vários servidores e locais seja idêntica, para facilitar no carregamento e ser mais rápido. Os CDNs usam algoritmos de cache e cabeçalhos para ajudar a melhorar o SEO do seu site combatendo problemas duplicados de criação de conteúdo.

Para você ter uma noção, nosso cliente tinha sua taxa de rejeição absurdamente alta e não sabia o quanto o CDN poderia ser útil para diminuir essa taxa, agora a taxa dele diminuiu drasticamente e o tráfego dele só tem aumentado 🙂

Maior segurança para seu site

Um cadeado no rodapé do seu site não passa tanta confiabilidade assim, você precisa proteger seu site dos maiores ataques da internet e com CDN você consegue fazer isso. WAF e Anti-DDoS são fatores cruciais que seu site consegue adquirir através da CDN.

  • WAF nada mais é que um “muro” protegendo seu site, como se fosse uma proteção extra mesmo. Os clientes ficarão muito mais protegidos contra ataques de camada de aplicativo, como ataques e entradas maliciosas, scripts entre sites, violações do protocolo HTTP e outras. Serve para ajudar nossos clientes ao mesmo tempo que fornecem experiência on-line confiável, tirando o fato do próprio CDN já acelerar seu negócio online. Você pode usar o WAF para criar regras personalizadas que bloqueiam padrões de ataque comuns. Ótimo para qualquer tipo de negócio online mas principalmente para E-commerce.

 

  • ANTI-DDoS Todos nós sabemos que ninguém está 100% seguro, mas de todas as ameaças online a uma empresa, os ataques DDoS é um dos mais assustadores e perigosos atualmente. A exposição de centenas de contas e acesso as lojas virtuais brasileiras, mostra a fragilidade do requisito segurança e expõe a necessidade de investimentos em segurança digital. Para evitar esses tipos de ataques, você deve hospedar seu site em uma CDN que garante receber muitos tráfegos sem que seu site caia e que defenda seu site dos principais ataques da internet. Só assim você ficará mais seguro e seus clientes mais confiantes na hora de acessar seu site ou comprar algo em sua loja online.

 

Confiabilidade garantida com CDN

Uma das características importantes sobre nossa CDN é a sua capacidade de manter o conteúdo do site online comparado aos problemas comuns da rede, incluindo falhas de hardware e congestionamento da rede.

Resumindo, seu site não vai cair, ele estará distribuído em todos os nossos POPs. E se, por algum acaso algum POP estiver indisponível, seu cliente será redirecionado para o POP mais próximo.

 

Otimização de imagem, vale também?

Apesar de ser uma especialidade de nossa CDN, muitas CDNs não trabalham com esse tipo de solução, que dificulta a performance do seu site tanto para Desktop quanto para Mobile. A otimização de imagem nada mais é que adaptar imagens para cada tipo de cliente, em tempo real. Vamos te dar um exemplo:

Sabe quando você está assistindo algo na Netflix e em um curto período de tempo a qualidade da transmissão fica baixa mas depois de adapta conforme sua conexão? Seria a mesma coisa :). Nós conseguimos otimizar as imagens do seu site para que ele se adapte conforme a rede do seu cliente, por isso do tempo real, legal né? E o mais legal é que você consegue analisar essas otimizações em nossa Dashboard e habilitar ou não essa nossa ferramenta. Entendeu a diferença? Otimização de CDN são coisas distintas mas juntas conseguem acelerar seu negócio online e diminuir sua taxa de rejeição de forma absurdamente boa :).

Vale a pena?

Com certeza vale, se levarmos em consideração que, sem uma CDN brasileira você não consegue garantir maior performance nos 4 cantos do Brasil. Ta, talvez você não queira uma CDN Brasileira, mas qualquer tipo de CDN é importante para qualquer negócio online. Confiabilidade, performance e segurança, são requisitos mínimos para atração de novos clientes.

Te oferecemos um trial free caso queira saber mais sobre nosso Trial, te enviamos um relatório de sua performance atual e depois outro relatório com a nossa performance 🙂

Realizar trial e receber relatório