O impacto e a velocidade da Transformação digital tem levado as agências digitais a correr o risco de perder relevância em um mercado que muda rapidamente e agora, estão se esforçando para adicionar novos serviços, estratégias, consultorias e até mesmo novas mídias para continuar crescendo.

Mas o que muitas ainda não perceberam é que a própria Transformação digital é uma oportunidade de oferta de serviços para seus clientes, uma vez que muitas empresas querem fazem parte desta grande mudança, mas não fazem ideia de como fazer isso.

A verdadeira Transformação digital requer uma nova geração de agências e serviços

A revolução digital mudou completamente o mundo do Marketing e da publicidade, mudando principalmente a indústria e os segmentos de mercado que conhecemos. Agora, a realidade das agências é menos sobre a construção de campanhas e muito mais sobre a convergência de Marketing e tecnologia para orientar a Transformação digital.

Assim, à medida que o Marketing digital continua a evoluir rapidamente, as marcas e os times de Marketing precisam entender a tecnologia e a estratégia necessárias para executar a Transformação digital para alcançar seus clientes e atender suas demandas.

Para se ter uma ideia, de acordo com o jornal The Economist, as agências tradicionais de Marketing estão lutando para permanecer competitivas e fornecer inovações digitais que ajudem as marcas a oferecer uma experiência de cliente memorável, personalizada e envolvente.

A abordagem tradicional já não atende à necessidade, e isso colocou as agências digitais em uma verdadeira cruzada. Mas o que fazer então?

A Transformação digital não é o problema

Longe de ser um problema para as agências, a Transformação digital é a solução para um mercado tão inovador e que vem quebrando vários paradigmas de mercado. É preciso colocar a inovação à frente dos produtos e serviços oferecidos para os clientes.

Vejamos algumas dicas fundamentais para que sua agência utilize a Transformação digital a favor dos seus clientes.

  1. Navegue na Revolução digital

Tenho certeza que para você a evolução no Marketing não é nenhuma novidade. Porém, a recente mudança neste mercado, que praticamente se tornou fundamentalmente digital, fez mais do que simplesmente introduzir um novo canal para o mix de Marketing. Mudou principalmente o modo como as marcas têm de encontrar, envolver, ativar e reter clientes.

Isso quer dizer que, mídias e táticas como branding, conteúdo e pesquisa paga sempre terão seu lugar no digital, porém, as agências estão percebendo que as estratégias usadas atualmente não são mais suficientes para atender às necessidades de seus clientes, muito menos permanecer competitivas.

Desta forma, as agências precisam convergir a relação entre Marketing e tecnologia, em estratégias e novos produtos e serviços que possam realmente impulsionar a Transformação digital para que seus clientes sejam inseridos neste contexto de mudança

  1. Busque um novo paradigma de mercado

Como resultado das agências desatualizadas e que estão perdendo espaço no mercado, elas adotam basicamente uma abordagem muito distante do novo paradigma de mercado, há uma enorme lacuna na capacidade das agências atuais de executar estratégias digitais.

Muitos empresas de Marketing estão, por exemplo, sentindo a falta de recursos técnicos suficientes para criar abordagens táticas e assertivas para o digital. É preciso construir uma estratégia sólida com base na disrupção total do paradigma de mercado e coordenar equipes multifuncionais para mapear toda a jornada da Transformação digital, oferecendo assim aos clientes, o caminho certo para Era Digital.

  1. É preciso conectar seus clientes com a Transformação digital

Por fim, a última dica visa mostrar que é preciso conectar seus clientes com a Transformação digital usando dados, aprendizado de máquina e design de aplicativos. Os serviços que antes eram lucrativos para as agências de Marketing, a exemplo de desenvolvimento e design de sites e aplicativos, tornaram-se commodities.

As agências digitais precisam desenvolver novas expertises em estratégia, tecnologia e execução digital para sobreviver. O Marketing centrado no cliente tornou-se essencial para conexão com o público-alvo de canais e plataformas tecnológicas. É preciso que as agências de Marketing orientem os clientes sobre como adaptar suas experiências digitais aos interesses e necessidades de seus clientes para se manterem competitivos.

A sobrevivência de sua agência depende da Transformação digital e do uso de tecnologia de ponta, e por isso, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a sua revolução! Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das novidades.