As CDNs (Content Delivery Network) desempenham um papel fundamental para profissionais e empresas distribuidoras de streaming de vídeo que precisam garantir a entrega e proteção do seu conteúdo premium contra visualização não autorizada.

Como tecnologia de última geração, as CDNs devem oferecer suporte tecnológico de ponta a ponta para proteger todo o conteúdo, sem que ocorra perda de performance ou qualquer outro tipo de problema que possa comprometer a qualidade dos vídeos produzidos.

No mercado atual, o compartilhamento de conteúdo privado através do streaming de vídeo se tornou fundamental para diferentes tipos de negócio, pois encontraram neste recurso a possibilidade de promover cursos, treinamentos, a produção e distribuição de filmes e séries e outras possibilidades de uso que podem potencializar diversos setores das economia.

E por isso, ter a disposição de recursos de segurança, visando garantir que o conteúdo não possa ser baixado ou acessado por espectadores não autorizados se tornou estratégico, deixando o proprietário da obra com controle total sobre a distribuição de vídeos.

O que está por trás de um vídeo privado e seguro com uso da tecnologia CDN?

Além de garantir a entrega do seu conteúdo com a velocidade necessária, evitando atrasos e baixa qualidade, a tecnologia empregada pela CDN garante a privacidade e segurança do uso do streaming de vídeo com uso de diferentes recursos.

  • Restrições de acesso através geo-bloqueio

O produtor de conteúdo pode permitir ou bloquear visitantes com base em sua localização geográfica. Isso pode ser definido com um alto grau de detalhamento, o que permite o acesso de visualizadores em determinadas zonas, como cidades, áreas e países. Seus vídeos sob total controle de suas regras.

  • Restrições de acesso pelo domínio

Simplesmente bloqueie o compartilhamento do seus vídeos para funcionar apenas em seus domínios da lista de permissões. Dessa forma, você pode garantir que seus espectadores não copiem e colem o código de incorporação do player de vídeo em seu próprio site e o executem por lá.

  • Restrições de acesso IP

A opção de controle de acesso via  IP garante que apenas determinados os endereços ou intervalos de IP permitidos possam ter acesso aos seus vídeos. Esta é uma solução ideal para empresas que desejam executar vídeos de treinamento interno e garantir que apenas seus funcionários possam assisti-los.

  • Proteção de senha

Maneira fácil e simples de proteger com senha um único, grupo ou todos os seus vídeos, permitindo que apenas os titulares de senhas tenham acesso a eles. Você pode gerenciar e rastrear o uso de senhas em todos os momentos.

  • Criptografia de vídeo

A entrega CDN de streaming de vídeo criptografado protege seus vídeos de serem baixados e possivelmente roubados por espectadores não autorizados que usam ferramentas de download de vídeo.

A tecnologia CDN permite que você maximize o alcance e a relevância do seu conteúdo de vídeo, garantindo as experiências do espectador e mantendo sua audiência sempre ativa e segura.

Confiabilidade e performance na transmissão do streaming de vídeo

A convergência entre a segurança e performance é um grande desafio para os produtores de conteúdo e distribuidores streaming de vídeo. É preciso garantir a proteção e privacidade do que foi produzido, mantendo a performance da entrega sem qualquer tipo de latência.

Para isso, é preciso que os serviços de CDN atenda a importantes requisitos para a distribuição de vídeos através do streaming.

Requisitos de desempenho para CDNs

Os consumidores esperam a melhor experiência em um serviço de streaming de vídeo. Sendo assim, não será possível fornecer um serviço de distribuição se as empresas não puderem manter de forma consistente para cada usuário os requisitos de desempenho e segurança.

A barreira do desempenho e da consistência do streaming de vídeo ao vivo e sob demanda exige que os produtores de conteúdo on-line obtenham o máximo de seus parceiros de CDN, a exemplo da SingularCDN, através dos seguintes requisitos:

  • Infraestrutura de redundância;

  • Alcance, resiliência e escalabilidade;

  • Armazenamento em cache;

  • Estrutura de proteção e segurança de dados;

  • Uso de avançados protocolos de rede.

Como foi possível acompanhar, o desempenho da transmissão de vídeos melhorou nos últimos anos, graças aos avanços da tecnologia, a exemplo das redes de distribuição de conteúdo (CDN).

Com o uso cada vez maior de eventos ao vivo e serviços de assinatura, os distribuidores de conteúdo devem ser capazes de ir além das capacidades de desempenho para entregar suas produções, oferecendo qualidade e alta performance para seus clientes.

A SingularCDN é especialista em aceleração, segurança na nuvem e entrega de conteúdo. Estamos prontos para encurtar o caminho do seu streaming de vídeo até seu cliente. Entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas e saiba como podemos otimizar o seu negócio online.