Diminuir a lentidão de sites e aplicativos, aumentando a performance em vendas e o engajamento da marca são objetivos principais para todas as empresas que possuem um negócio online. Esse tipo de desafio deve ser prioridade para as equipes de TI em organizações de diferentes tipos de segmentos ou tamanhos.

O desempenho de um site ou aplicativo envolve um conjunto de particularidades que podem ser motivos para causar a lentidão e consequente perda de performance: código, redes, hardware, configurações, memória, capacidade de armazenamento, bancos de dados, entre outros.

É quase impossível prever exatamente onde uma falha de desempenho pode ocorrer. Por essa razão, diminuir a lentidão do site ou aplicativo deve ser uma prioridade. Mas vamos te ajudar entender melhor essa situação.

Diminuir a lentidão de uma solução além de uma prioridade é um desafio

Se investigar problemas de performance em sites e aplicativos móveis fosse apenas uma questão de usar uma ferramenta, talvez lentidão não fosse um problema.

Porém, todos os especialistas em desempenho apontam que para resolver um problema de performance é preciso entender vários aspectos relacionados à carga de trabalho utilizada nas soluções. Especificamente, você precisa saber:

  • Quanto de carga normalmente trafega em seu site ou aplicativo;

  • Qual o impacto desse tráfego de dados para a solução;

  • Quais são os processos que está sendo executados;

  • Para onde toda essa carga é levada através do seu site ou aplicativo;

  • Quanto de crescimento na carga você espera ver no futuro;

  • Quais são os requisitos de desempenho para cada solução.

Equipado com estas informações, você estará no caminho para investigar e diminuir a lentidão do site ou aplicativo de maneira confiável e assertiva.

Como corrigir a lentidão do seu site ou aplicativo

Se você entendeu a importância de investir na solução do problema de lentidão do seu site ou aplicativo e os impactos financeiros, de imagem e credibilidade para sua empresa, sabe que o próximo passo é corrigir o problema o quanto antes.

O motivo pelo qual os problemas de desempenho são tão desafiadores é que você precisa entender a fundo a tecnologia usada, o hardware e a rede em que a solução foi implantada e assim, saber como corrigir a lentidão do site ou aplicativo. Vamos algumas boas práticas a serem aplicadas visando solucionar o problema de performance.

  1. Reduza a latência da rede

Latência basicamente é o atraso da entrada de comandos ou dados em um sistema até o resultado desejado. Geralmente é causada pelo tráfego que ocorre por longas distâncias e por várias redes. A eliminação da latência tornou-se cada vez mais importante, à medida que mais conteúdo dinâmico, vídeo e software como serviço são entregues a um número crescente de dispositivos móveis.

  1. Invista no armazenamento em cache

Um servidor de cache é um serviço de rede dedicado que atua como um servidor que salva páginas da Web ou outro conteúdo da Internet localmente. Colocando informações solicitadas anteriormente em armazenamento temporário, ou cache, um servidor de cache acelera o acesso aos dados e reduz a demanda na largura de banda de uma empresa, melhorando o desempenho do aplicativo.

  1. Inclua na arquitetura da solução o balanceamento de carga

O balanceamento de carga é usado para distribuir cargas de trabalho de maneira uniforme entre servidores, otimizando a eficiência, a confiabilidade e a capacidade da rede. O balanceamento de carga garante que o tráfego pesado da rede não sobrecarregue indevidamente um único servidor.

  1. Adote serviços de otimização e gerenciamento de mídia

Os serviços de otimização e gerenciamento de mídia fornece imagens e vídeos otimizados dinamicamente para um dispositivo específico, seja um computador de mesa, um celular ou outro gadget.

  1. Utilize os serviços de rede de distribuição de conteúdo (CDN)

Os serviços de rede de distribuição de conteúdo oferecem várias vantagens. Uma das mais significativas é a capacidade de permitir que organizações de todos os tamanhos e segmentos usem a largura de banda de maneira mais eficiente, reduzindo a infraestrutura do data center e os custos de conectividade.

CDN engloba todas as nossas dicas em uma única tecnologia

Outra importante vantagem em adotar uma CDN é a convergência entre vários recursos, que inclui as dicas que já descrevemos acima, integrando soluções que inclui serviços de segurança contra negação de serviço distribuída (DDoS), firewalls de aplicativos da Web (WAFs) e mitigação de bots, além de serviços de desempenho e aceleração de web e aplicativos, streaming de vídeo e otimização de mídia de transmissão.

Para saber mais sobre como diminuir a lentidão de sites e aplicativos e como uma CDN pode ampliar a capacidade de negócios de sua empresa, entre em contato agora mesmo com os nossos consultores e tire suas dúvidas.