Talvez os termos CDN ou rede de distribuição de conteúdo não façam parte de sua rotina de trabalho, mesmo que você tenha um e-commerce, uma agência de marketing ou faça a distribuição de streaming, por exemplo.

Mas saiba que essas expressões quando utilizados em favor de sua empresa fazem toda a diferença.

Apesar do uso técnico, é fácil compreender a importância do uso da rede de distribuição de conteúdo nas estratégias digitais de negócio. E explicar de forma simples seu conceito será o objetivo deste artigo. Vamos lá?

O primeiro passo para entender o que CDN é conhecer sua aplicabilidade

As redes de distribuição de conteúdo, ou CDNs, são mais importantes do que nunca para suportar a transmissão de tráfego de internet de alto volume. Porém, antes mesmo de apresentar o conceito formal desse recurso tecnológico é interessante mostrar as principais características onde a tecnologia pode ser aplicada.

Essa é uma forma um pouco mais didática de compreender algo que tenha uma funcionalidade tão técnica. Na prática, podemos utilizar a rede de distribuição de conteúdo em diferentes situações e características:

  • As CDNs permitem que as organizações façam a entrega de seu conteúdo através de fornecedores terceirizados e, assim, evita ter que construir uma infraestrutura de alto custo;

  • O uso das rede de distribuição de conteúdo possibilita que as empresas forneçam conectividade segura, responsiva e tolerante a falhas para sua base de clientes através de suas aplicações;

  • Como o áudio e vídeo se tornaram um conteúdo popular da Web, as CDNs ajudam a fornecer esse tipo de formato digital de forma ágil;

  • Uma ampla variedade de organizações e empresas usam as rede de distribuição de conteúdo para armazenar em cache o conteúdo de seu site para atender às necessidades de desempenho e segurança de seus negócios;

  • A necessidade de serviços de CDN está crescendo, pois cada vez mais empresas podem oferecer aplicativos de comércio eletrônico e aplicativos baseados em nuvem, onde o alto desempenho é essencial.

Portanto, CDN ou rede de distribuição de conteúdo são redes de servidores distribuídos geograficamente e interconectados que melhoram a distribuição de aplicativos da Web e de mídia de áudio e vídeo, reduzindo a distância que o conteúdo precisa percorrer para alcançar os usuários, independentemente de onde estejam localizados.

Como funciona um CDN?

Os provedores de CDN hospedam conteúdo em cache em seus próprios pontos de presença de rede (POP) ou em centros de dados de terceiros.

Quando um usuário solicita acesso a um site, e se seu conteúdo estiver armazenado em cache em uma rede de entrega de conteúdo, o CDN redireciona a solicitação para o servidor mais próximo desse usuário e entrega o conteúdo em cache de sua localização na borda da rede.

Mesmo dentro da função principal de entrega, pode haver benefícios adicionais de CDNs, a exemplo de serviços de otimização e gerenciamento de imagem. Essas funções podem fornecer arquivos otimizados dinamicamente para um dispositivo específico, seja um computador de mesa, um celular ou outro gadget.

Muitos fornecedores de CDN oferecem ainda serviços avançados relacionados à segurança, como proteção contra negação de serviço distribuída (DDoS), funcionalidade de firewall de aplicativo da web (WAF) e proteção de bot.

Os principais benefícios em adotar uma rede de distribuição de conteúdo

O benefício básico da entrega de conteúdo através da rede de distribuição de conteúdo é a menor quantidade de servidores necessários para a hospedagem de aplicações por parte do cliente, o que significa menos espaço físico, energia e refrigeração são necessários em datacenter próprio.

Outros benefícios dos serviços de CDN incluem o seguinte:

  1. Tempos de carregamento de página da web aprimorados para impedir que os usuários abandonem um site de carregamento lento ou um aplicativo de comércio eletrônico em que as compras permanecem no carrinho de compras;

  2. Maior segurança de um número crescente de serviços que incluem mitigação de DDoS, WAFs e mitigação de bots;

  3. Maior disponibilidade de conteúdo, pois as CDNs podem lidar com mais tráfego e evitar falhas de rede melhores do que o servidor de origem que pode estar localizado em várias redes distantes do usuário final;

  4. Um mix diversificado de serviços de otimização de conteúdo digital para Web que complementam toda a estrutura utilizada no site em cache.

Uma ampla variedade de empresas estão adotando os serviços CDN para acelerar o conteúdo estático e dinâmico de seus sites e aplicativos, entrega de conteúdo móvel, streaming de vídeo e vários outros usos.

Agora que você entendeu o que é CDN e como as redes de distribuição de conteúdo podem ajudar sua empresa aumentar sua presença no mundo digital e na oferta de produtos e serviços, que tal conhecer um pouco mais da Singular CDN? Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar no seu projeto de adoção dessa poderosa tecnologia.