O termo CDN, significa Content Delivery Network é muitas vezes lançado como uma solução para acelerar seu site, mas além da aceleração tem outros recursos no qual não são levados em consideração e/ou muitas vezes não são de claro e fácil entendimento. Neste post, vamos te mostrar as funções de um CDN e como o uso de um CDN pode beneficiar seu negócio online.

 

O que é CDN?

É uma rede de distribuição de conteúdo o (CDN), uma configuração de servidor que permite uma entrega mais rápida e eficiente de seus arquivos de mídia. Isso faz isso mantendo cópias de sua mídia em diferentes pontos de presença (POPs) ao longo de uma rede para garantir o acesso rápido ao cliente e a entrega mais rápida possível. O que você não quer é que seus usuários tenham que aguardar longos períodos de tempo enquanto suas fotos ou vídeos são baixados, né?

Imagine seu cliente no interior de Tocantins tendo que acessar seu site, se você tiver uma CDN que tenha POPs somente em São Paulo, o seu cliente terá que “buscar o sinal” até São Paulo e voltar, causará o óbvio: Lentidão no tempo de carregamento da página. E você sabe o que isso significa? Vamos dar uma olhadinha 🙂

 

Quanto mais demorar, menor será a conversão

Só para você ter uma ideia, se seu site demorar +3 segundos a taxa de rejeição do seu site sobe 52% e a chance do usuário sair do site é de 32%, tem noção do que isso significa? Já olhou sua taxa de rejeição hoje? Se sua taxa de conversão for maior 77% está na hora de adquirir um CDN para acelerar seu site, pois certamente a taxa de rejeição está alta pois o site está lento.

Vamos dar uma olhadinha na pesquisa que o Google fez referente a velocidade do site x Probabilidade de abandono do site, a coisa é séria e você pode estar perdendo dinheiro e nem sabe…

Menos é mais, quanto mais rápido, maior será sua taxa de conversão.

 

POPs, quanto mais nos lugares certos, melhor.

Seu site precisa estar hospedado em algum lugar, certo? Lembra exemplo que a gente deu do seu cliente em Tocantins e blá blá blá? Então… Os POPs (que são servidores espalhados) tem com objetivo aproximar seu negócio online do seu cliente final (e no caso do exemplo acima, aproximar o seu negócio online lá pro cara de Tocantins), show, né? 🙂

Nossa CDN é a CDN com maior número de POPs no Brasil, inclusive temos um POP lá em Tocantins, então seu cliente acessaria seu site em -1 segundo.

Vamos te mostrar uma imagem que resume bem uma CDN com POPs somente em SP e RJ e a nossa CDN, você vai entender nitidamente a diferença.

 

Enquanto “algumas” se dizem grandes (que realmente não deixam de ser), não olham pro Brasil do jeito que nós olhamos, queremos que todos tenham a mesma experiência de navegação e com um único objetivo: Rápido e seguro.

Agora para e pense: Quantos clientes/acessos ao seu site você está perdendo por questão de velocidade?

Segurança

Tá, a gente falou sobre velocidade e a importância que isso trás para seu negócio online, mas você sabia que CDN não é somente isso? Proteger os dados dos seus cliente através de uma CDN é a certeza que seu site ficará rápido e seguro, até por que não adianta ser rápido e não ter segurança, né?  Ter a carga do site de vários servidores e em vários locais não só irá melhorar a saúde do seu site, mas também vai melhorar o seu SEO. Lembrando que o risco de ataque no seu site também diminuirá devido aos múltiplos servidores localizados em pontos estratégicos do Brasil (com a nossa CDN, é claro). A existência de vários servidores também ajudará a impedir que seu site fique dividindo o tempo de carregamento entre os vários servidores.

CDNs completas garantem maior segurança e pacotes mais completos referente a isso. Nós da singular, por exemplo, temos WAF e Anti-DDoS inclusos em nossos pacotes (além do seu cliente acessar super rápido também). Se você não souber o que é WAF e DDoS é só clicar nos nomezinhos aí que a gente fez um post falando só deles 🙂

Ah, fora o SSL gratuito que garante que seus cliente preencham suas informações com a certeza que seu nenhum hacker roubará as informações. Você sabia também que o certificado SSL é importante para o SEO do seu site?

 

Falando em SEO…

Todos nós sabemos que o Google usa a velocidade como critério de ranckeamento, né? Seu site estar HTTP/2 é crucial para você dar aquele UP no Google. No momento que você contrata uma CDN, a ideia da CDN é deixar seu site mais rápido e, consequentemente subir no SEO 🙂

Essa imagem abaixo mostra bem a diferença de HTTP/1 e HTTP/2 e a gente fez um post falando sobre isso também.

Em 2010, o próprio Google anunciou que a velocidade de carregamento dos sites passaria a influenciar diretamente no ranqueamento das buscas orgânicas. Ou seja, quanto mais rápido fosse o site, melhor seria o seu posicionamento nos resultados da pesquisa. O objetivo dessa mudança foi melhorar a experiência de navegação dos usuários. Com certeza seu site carregando +5 seg para carregar dificilmente estará em primeiro, e se estiver, Congratulations, you’re a winner!!Por que é quase impossível isso acontecer.

 

Afinal, você precisa de CDN?

Se você tem um negócio online e leva ele a sério você deve adquirir sim, tirando o fato que, se seu negócio for focado no Brasil e você já utiliza CDN, é bem provável que você esteja perdendo alguns clientinhos, e a gente sabe que você não quer isso, né?

Na hora de escolher qual CDN, Opte por uma CDN inteligente e brasileira, considerando todas as vantagens. Seu site pode cair se você não estiver preparado para um tráfego maior, ou se quiser pode apenas proteger seu site, você certamente estará fazendo a escolha certa.

Quer testar e saber a fundo sobre CDN? Clique aqui