Os dispositivos móveis são fundamentais na transformação digital que acontece atualmente, e os sites mobile se tornaram as principais ferramentas neste processo. A combinação entre os smartphones e tablets com as soluções mobile proporcionam ao mercado novas formas de negócios e de entretenimento.

Ainda estamos em pleno desenvolvimento desta nova era digital e por isso os sites e aplicativos mobile ainda vão nos proporcionar muitas mudanças e a disrupção de vários conceitos e padrões de mercado e por isso, vamos destacar neste artigo a importância da velocidade e o tempo de carregamento dos sites mobile para os usuários em seu dia a dia.

 

Uma novo forma de distribuição de conteúdo e geração de receita

Ao ver a importância dos sites mobile durante a transformação digital nos mostra que eles são responsáveis pela distribuição de diferentes tipos de conteúdo, gerando receita financeira para as empresas e compartilhando rico conhecimento para consumidores e novas experiências de consumo.

O conteúdo de vídeo por exemplo, representa hoje uma fonte de tráfego significante e crescente através dos sites mobile, mesmo com a forte presença de aplicativos disponíveis em diferentes plataformas mobile.

Ainda temos os sites mobile como responsáveis pela realização de milhões de transações financeiras em todo mundo e a forte mudança de comportamento social e de consumo, graças à disponibilidade das diversas plataformas web que temos acesso atualmente.

 

Para o Google sites mobile são prioridade nos resultados de busca

Para se ter uma ideia da importância do mercado mobile atualmente, o algoritmo utilizado nas buscas do Google dá total prioridade em seus resultados para os sites que foram construídos para serem exibidos em dispositivos móveis.

Isso quer dizer que não é uma questão de fazer uma adaptação a esse tipo de formato, agora se tornou estratégico para o negócio que as empresas tenham seus sites construídos para os dispositivos móveis, tornando-se mais importante que as versões desktop.

Tudo isso acontece em decorrência da forte presença dos smartphones e tablets para a realização das buscas no Google e também na navegação da Internet. Se não existir o site mobile dificilmente as empresas serão encontradas pelo sistema de buscas.

Com toda a importância que os sites mobile tem para o mercado digital e para os consumidores, imagina o impacto de uma baixa performance no carregamento das páginas e na realização das milhares de transações financeiras realizadas diariamente?

 

Simplesmente não tem como o cliente esperar

Não basta ser mobile, o site precisa ser rápido. A proporção de importância no tempo de carregamento é exatamente a mesma. Se a performance de um site comprometer a navegação do usuário ele será ignorado em poucos segundos.

Mais uma vez o Google nos mostra a importância da velocidade dos sites: “Um site mobile lento não frustra apenas seus clientes, ele também limita seu negócio. No varejo, vemos que um segundo de delay no carregamento pode influenciar nas conversões em até 20%”.

 

Pessoas que têm uma experiência negativa com sua marca no mobile tornam-se 62% menos propensas a comprar de você no futuro.

Voltamos a questão estratégica para as empresas, a lentidão de um site compromete a realização das transações, da experiência do usuário e ainda impacta na segurança da informação e no roubo de dados.

 

A importância das CDNs na distribuição de conteúdo e na performance dos sites mobile

As Redes de Entrega de Conteúdo (CDNs) fazem parte da cadeia de distribuição de conteúdo na Internet desde sempre. Uma CDN representa pontos de armazenamento de conteúdo localizados próximos aos provedores de acesso a Internet.

O princípio básico por trás das CDNs é entregar conteúdo de forma confiável, rápida e proporcionando a melhor experiência ao usuário. Basicamente o conteúdo é armazenado em mecanismos temporários chamados de cache, onde a distribuição dos dos sites mobile são potencializados em termos de velocidade e tempo de resposta.

 

O Impacto das CDNs no mercado Mobile

No estudo publicado pelo Google nos dá uma ideia do aspecto positivo em adotar CDNs como infraestrutura dos sites mobile, de acordo com a pesquisa um segundo de delay no carregamento pode influenciar no mobile em até 20%.

Desta forma as Redes de Entrega de Conteúdo (CDNs) proporcionam vários benefícios para empresas e usuários.

  • As redes de entrega de conteúdo podem melhorar a experiência do usuário móvel.
  • Maior disponibilidade de conteúdos e um mix diversificado de serviços.
  • As CDNs são capazes de alavancar oportunidades de negócio.
  • Tempos de carregamento de página da web são aprimorados, impedindo o abandono dos sites devido ao carregamento lento.
  • Maior segurança nos crescentes serviços oferecidos através dos sites mobile.
  • O amplo acesso ao conhecimento de forma rápida e eficiente.

Os novos modelos de negócios que surgem com a transformação digital atual, faz com que o uso da CDN se torne indispensável. Ela permite que as empresas ofereçam serviços com bastante desempenho e otimização.

Na prática, uma ampla variedade de empresas usam os serviços CDN para acelerar o conteúdo estático e dinâmico, jogos online, streaming de vídeo e vários outros usos, ampliando ainda mais a oferta de produtos e serviços digitais e nos levando para um futuro cada vez mais digital.

Para saber mais sobre performance de sites mobile e CDN fique sempre de olho em nossos novos conteúdos, visite regularmente o nosso blog e inscreva-se em nossa newsletter para não perca as novidades.

Quer ficar por dentro dos nossos assuntos?