O uso da tecnologia CDN se tornou estratégico para as empresas que buscam ter um site mais rápido e assim garantir o aumento de vendas e a satisfação dos clientes.

Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN), fornece servidores localizados em diferentes partes do mundo e mais próximos geograficamente de seus usuários, garantindo uma resposta mais rápida e tempo de download de conteúdo devido à latência reduzida.

Por que seu site precisa de uma CDN?

O principal motivo para ter um CDN é melhorar a experiência do usuário em termos de velocidade e, como sabemos, a velocidade é fundamental para um negócio online. Garantir uma experiência consistente para todos os seus usuários é tudo!

Um site pode estar hospedado em uma determinada região do mundo, mas a maioria de seus usuários vem de uma região completamente diferente.

Por exemplo, se o seu site estiver hospedado na América do Norte e estiver usando uma estrutura de CDN, a velocidade de carregamento será mais rápida. Se não existisse uma estrutura de distribuição de conteúdo, um bom pedaço de seus usuários vindos da Europa, teriam a  velocidade deles não tão rápida quanto você imagina.

Um CDN global permite que usuários de um ponto de origem europeu ou de outro parte do mundo que faça uso de uma Rede de Distribuição de Conteúdo baixa conteúdo estático de uma fonte mais próxima.

Uma CDN é a otimização necessário para o seu site

Quando um site possui uma estrutura de CDN, um visitante que o solicita só carregará o HTML principal do servidor de origem. Todo o restante do conteúdo estático e dinâmico como CSS, javascript e imagens, são carregados de um servidor separado. Esses arquivos são otimizados e distribuído para essa finalidade.

Esse processo acelera seu site de várias maneiras. Primeiro, reduz a carga em seu servidor, pois está lidando com menos processamento. Em segundo lugar, como os CDNs têm seu conteúdo duplicado em todo o mundo, é mais provável que o visitante possa carregar esses arquivos de um servidor mais próximo deles.

E finalmente, em terceiro lugar, alguns navegadores limitam quantas conexões simultâneas um visitante pode ter para um único servidor. Ao utilizar outro servidor, isso permite que várias partes do seu site sejam carregadas ao mesmo tempo, pois pode abrir mais conexões para diferentes servidores.

A estrutura por trás de um site mais rápido

O processo de usar uma CDN incorpora várias partes da infraestrutura de TI. Antes que o conteúdo do seu site seja carregado através da rede, ele deve ser processado. O processo de preparação para o upload envolve duas partes principais da infraestrutura.

PoPs (pontos de presença)

Um ponto de presença é um data center físico. Eles estão estrategicamente localizados em locais que lhes permitem acessar pilares da estrutura de dados da Internet. A localização desses pontos é baseada em dados geográficos e facilidade de acesso. Esses centros atuam para reduzir a quantidade de viagens de ida e volta feitas por solicitações de conteúdo.

Servidores de Cache

Cada PoP geralmente contém vários servidores de armazenamento em cache. Quando seu site utiliza uma CDN, o conteúdo do seu site fica armazenado em cache em servidores desse tipo em vários pontos de presença.

Eles agem para reduzir a quantidade de consumo de recursos, e, portanto, o tempo gasto, para solicitações de sites. Isso reduz efetivamente o consumo de largura de banda na Web da Internet.

Tente uma CDN para acelerar o seu site!

Agora que você entendeu como uma CDN tem o grande potencial para acelerar seu site e trazer diversos benefícios para o seu negócio, é o momento de pensar nos próximos passos. A ideia consiste em adotar uma CDN em sua infraestrutura para hospedar seu site ou seu negócio online.

Caso você ainda esteja em dúvida a respeito da tecnologia, você pode entrar em contato com A SingularCDN e falar com os nossos especialistas ou ainda, pode continuar em nosso blog para ficar por dentro deste e de outros assuntos relacionados.