Para manter os visitantes de um empreendimento online sempre satisfeitos e convertendo em negócios é preciso investir. Não estamos falando somente em investimento financeiro, mas em ações que possam, por exemplo, manter a estabilidade do site de clientes, caso você tenha uma agência.

Não dá para cruzar os dedos e esperar que tudo aconteça! Quando se trata de desempenho de sites e aplicativos, os gestores e as equipes de TI devem planejar e realizar ações para garantir a estabilidade do site de clientes, alcançando assim às expectativas dos usuários finais e dos negócios.

Porém, alcançar esses objetivos é um desafio e usar boas práticas e recursos de tecnologia é sempre o melhor caminho para o sucesso da sua estratégia. Por isso, separamos algumas dicas de como alcançar a estabilidade do site de clientes ou de aplicativos mobile.

  1. A realização de testes é sempre um indicativo da realidade

Embora a realização de testes em sites e aplicativos possa ser tedioso e não seja tão simples de fazer, vale a pena. Caso contrário, o desempenho insatisfatório e as vulnerabilidades de segurança podem afetar negativamente sua lucratividade.

Por essa razão, a nossa primeira dica é a recomendação que você tenha em seu planejamento a realização de menos 4 tipos de testes relacionados a estabilidade do site dos clientes:

  • Testes de carga;

  • Testes de estresse;

  • Testes de latência;

  • Testes de segurança.

Os testes relacionados a desempenho e segurança são essenciais para que se possa garantir a alta disponibilidade de sites e aplicativos. Os resultados dos testes servem como parâmetro na decisão das ações a serem tomadas para garantir a infraestrutura por trás do seu negócio.

  1. Invista em melhorias de velocidade

Ter um site rápido é importante por dois motivos. Primeiro, a velocidade ajuda com o SEO. O Google, por exemplo, classifica sites maiores para SEO se o site for carregado em menos de dois segundos. Isso é especialmente verdadeiro em dispositivos móveis.

Em segundo lugar, um site rápido cria uma experiência diferenciada para os usuários finais, o que gera conversões mais altas. A estabilidade do site de clientes ou dos aplicativos podem ficar comprometidos se imagens e vídeos apresentarem um tempo de resposta alto, demonstrando riscos durante a realização de transações ou no armazenamento de dados pessoais.

  1. Mantenha sua infraestrutura de sites e aplicativos constantemente monitorada

Todo dono ou administrador de site entende a necessidade de ficar de olho em sua estrutura web para garantir o máximo desempenho e tempo de atividade, e felizmente, as tecnologias de monitoramento de rede tornam esta tarefa relativamente simples.

O desafio surge em determinar exatamente o que precisa ser monitorado. Você quer garantir que nenhuma área da infraestrutura do negócio esteja sendo negligenciada, ao mesmo tempo em que tenta não se sobrecarregar com a preocupação com questões menores que não represente uma ameaça significativa.

Com base na natureza do negócio é possível definir quais itens precisam ser monitorados. Porém, existem indicadores vitais que você deve ficar de olho visando garantir a estabilidade do site de clientes. Estes são os seguintes:

  • Tempo de atividade;

  • Visitantes do site;

  • Tolerância de carga do site;

  • Mensagens de erro;

  • Desempenho Geográfico;

  • Tempo de carregamento total da página;

  • Espaço livre em disco dos seus servidores web;

  • Qualidade do site.

A chave aqui é o monitoramento proativo de sites e aplicativos. Isso garante que, em vez de reagir a problemas, você ativamente mantê-los estáveis e realizando cada vez mais negócios.

  1. Invista em redes de distribuição de conteúdo (CDNs)

Por fim, a última dica e não poderia ser outra, investir em redes de distribuição de conteúdo. A sua importância acontece principalmente acontece pelo fato de dar suporte a todas as dicas anteriores. Basta você lembrar as principais características que fazem parte do conceito de CDN.

  • É um grupo de servidores distribuídos geograficamente e interconectados que fornecem conteúdo de Internet em cache de um local de rede mais próximo de um usuário para acelerar sua entrega;

  • Melhorar o desempenho da Web reduzindo o tempo necessário para transmitir conteúdo e rich media aos dispositivos conectados à Internet dos usuários;

  • A arquitetura de rede de entrega de conteúdo também é projetada para reduzir a latência da rede, que geralmente é causada pelo transporte de tráfego por longas distâncias e por várias redes;

  • Hospeda conteúdo em cache em seus próprios pontos de presença de rede (POP).

A estabilidade do site de clientes é uma missão possível

Garantir a estabilidade do site de clientes e de aplicativos, apesar de ser um grande desafio, é uma missão possível. E você tem nas mãos além das nossas dicas, tem a disposição um grande conjunto de recursos que certamente ajudará alcançar seus objetivos.

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