Após a decisão de contratar uma Rede de Distribuição de Conteúdo, o próximo passo é responder a seguinte questão: como escolher a CDN ideal para o meu site ou de clientes? Avaliar fornecedores é sempre o melhor caminho para responder essa pergunta.

É através de uma boa avaliação que é possível verificar as características do fornecedor em diferentes aspectos, indo além das questões financeiras e contratuais.

Tratando-se de uma CDN, que interfere diretamente na infraestrutura de armazenamento e distribuição do site e de conteúdo, os atributos técnicos são fundamentais nessa avaliação.

Para ajudar você na escolha da CDN ideal vamos apresentar alguns dos principais critérios que precisam ser avaliados nessa escolha.

O que devo avaliar para contratar a CDN ideal para o meu site?

Esse pode ser um grande desafio, de uma maneira geral, todas as Redes de Distribuição de Conteúdo possuem os mesmos recursos e funcionalidades. Todos eles entregam imagens e dados, podendo ainda otimizar e acelerar aplicativos e serviços orientados a video.

Além disso, a maioria também fornecerá algum nível de segurança e praticamente todos declaram que seus serviços são oferecidos globalmente. Mas afinal, onde está o diferencial?

  1. É preciso garantir a otimização da entrega de conteúdo

Como você sabe bem, as CDNs transferem o trabalho dos servidores de hospedagem ou de aplicativos, fornecendo conteúdo estático. Contudo, ele não necessariamente permanece estático para sempre.

Internamente é preciso garantir uma atualização periódica dos dados do servidor de origem, muitas empresas, dependendo da origem de seu negócio, precisam de mais controle sobre quando os dados são limpos e atualizados.

Então, a dica é verificar se o fornecedor oferece um gerenciamento avançado e eliminação de conteúdo obsoleto. Esse é um ponto importante para contratar a CDN ideal para o site. 

  1. Verifique como ocorre a otimização e gerenciamento de imagens

Embora as imagens possam aumentar a atratividade visual de um site ou aplicativo, elas também podem se tornar um problema. Imagens de alta resolução podem ter vários megabytes de tamanho e levar um tempo significativo para serem enviadas ao cliente.

Isso pode ser bem irritante para usuários móveis e no caso de uma loja virtual pode ser a razão para o abandono de um carrinho de compras ou uma má avaliação sobre seu site.

Vamos a segunda dica então, para contornar esse problema, muitos provedores de CDN oferecem otimização de imagem. A imagens serão adaptadas e exibidas de acordo com o dispositivo específico, por exemplo, o envio de imagens de baixa resolução para dispositivos móveis com telas pequenas.

  1. Otimização de entrega de vídeo também é um requisito a ser considerado

Quando se trata de consumir armazenamento em disco e largura de banda de entrega, o vídeo é o principal vilão. Se seu produto comercial é vídeo ou você usa uma grande quantidade de vídeos para oferecer suporte a seus produtos, essa será uma área importante para você e seu site.

Se o vídeo for importante para seu negócio, por meio do seu site ou de seus clientes, primeiro determine se suas necessidades estão limitadas à entrega de vídeos gravados sob demanda (VoD) ou se você também precisa fornecer vídeo ao vivo em tempo real, pois o suporte e os fluxos de trabalho dos fornecedores de CDN serão diferentes.

Outros pontos importantes que deve ser levados em conta na avaliação de fornecedor de CDN ideal para seu site ou para dar suporte aos seus clientes são: segurança de conteúdo, gerenciamento de direitos digitais, geoblocking e neutralização de bloqueio de anúncios.

São intens que podem influenciar em suas operações e por isso vale avaliar sua estratégia de negócio com o suporte oferecido por cada fornecedor. 

Gerenciamento de tráfego CDN

O negócio principal de uma CDNs é o tráfego de dados, por isso faz sentido que alguns recursos façam parte da estrutura de serviços dos fornecedores e por isso, você ou sua empresa também precisa avaliar:

As opções em relação ao custo e suporte variam dependendo de quais serviços são contratados e o tempo de resposta necessário.

O suporte varia de acordo com o provedor de CDN e depende das suas necessidades de cobertura e tempos de resposta. Geralmente considerados padrão, o suporte pode acontecer por e-mail, pela comunidade ou fórum de usuários.

Se você ainda tem dúvidas sobre como contratar a CDN ideal, entre em contato com os nossos consultores, além de tirar suas dúvidas, eles podem direcionar você na melhor escolha para a sua empresa ou dos seus clientes.

Não perca as novidades de tecnologia da SingularCDN! Continue acompanhando nosso blog e inscreva-se em nossa newsletter.