O grande desafio para quem faz gestão de plataformas web, seja para a hospedagem de lojas virtuais, blogs ou compartilhamento de vídeos, é encontrar o melhor caminho para aumentar a velocidade do site melhorar a conversão em visitas, leads ou vendas.

O impacto relacionado ao negócio quando ocorre atrasos durante o processo de carregamento de um site é o seguinte:

  • Menos visualizações de página;
  • Redução na satisfação do cliente;
  • Perda nas conversões.

Sendo assim, alguns segundos extras pode representar um prejuízo enorme na sua capacidade de atrair visitantes e fazer vendas. Isso significa que ter um site rápido é fundamental, não apenas para fazer uma boa classificação com o Google, mas também para manter o futuro do seu negócio.

Como não existe fórmula mágica para aumentar a velocidade do site, separamos algumas dicas práticas para resolver esse desafio.

Aumentar a velocidade do site influencia nas conversões

À medida que avançamos em relação a tecnologia, consumidores se tornam menos pacientes. Hoje, as pessoas desejam encontrar as informações rapidamente, seja em um mecanismo de buscas, uma plataforma de vídeos ou uma loja virtual.

Queremos que os websites sejam carregados rapidamente, independentemente do dispositivo que estamos usando e, se isso não ocorre, a tendência é buscar o que precisamos em sites concorrentes ou apenas fechar a página.

O tempo de carregamento compromete que alguém chegue até o seu site. Isso porque o Google inclui a velocidade da página em seu algoritmo em seu processo de rankeamento. Qualquer tipo de site que não carrega rapidamente aparecerá menos nos resultados de pesquisa. Então vamos as dicas para aumentar a velocidade do site!

  1. Otimize conteúdo dinâmico em seu site

Atualmente, imagens e vídeos desempenham um papel fundamental nos sites de qualquer segmento. Eles permitem, por exemplo, que os compradores visualizem com qualidade os produtos disponíveis em sua loja virtual e melhoram a experiência do usuário ao acessar cada página em sua plataforma.

A melhor dica para chamar atenção dos visitantes sem dúvidas é usar conteúdo dinâmico de alta qualidade, porém, elas podem reduzir a velocidade do site. No caso de imagens, por exemplo, se você não estiver exibindo-as em tamanho real, deverá escalá-las adequadamente para reduzir os tempos de carregamento da página.

Na prática, isso significa que uma imagem de 1000 x 1000 pixels, mas exibida apenas em 100 x 100 pixels, precisa carregar 10 vezes mais do que o necessário, o que afeta os tempos de carregamento. Portanto, para aumentar a velocidade do seu site, adote a prática de otimizar todo conteúdo dinâmico de sua plataforma.

  1. Reduza o tempo de resposta do servidor

Um dos maiores fatores que mais influencia no tempo de resposta de um site é o tempo gasto na pesquisa de DNS (Domain Name System), ou Sistema de Nomes de Domínios.

O conceito de DNS consiste basicamente em um servidor com um banco de dados de endereços IP e seus nomes de host associados. Quando um usuário digita um URL em seu navegador, um servidor DNS é o que traduz esse URL para o endereço IP que indica sua localização online.

Uma pesquisa de DNS, então, é o processo de encontrar um registro DNS específico. Você pode pensar nisso como seu computador procurando um número em uma lista telefônica.

Colocando na prática novamente, digamos que você queira visitar o endereço www.singularcdn.com.br. Você digita isso no seu navegador, mas isso não significa muita coisa para o seu computador. O seu ISP irá realizar uma pesquisa de DNS para encontrar o endereço IP associado a esse site.

Se você estiver usando um DNS lento, isso aumenta o tempo que os navegadores gastam para localizar seu site. Mudar para um provedor de DNS mais rápido pode acelerar o processo.

  1. Utilize um serviço de CDN para aumentar a velocidade do site

Além do servidor que hospeda seu site, você também pode usar outros servidores para diminuir o tempo de carregamento de seus visitantes. Quando seu site é hospedado em um servidor, cada usuário que o visita envia solicitações para o mesmo servidor.

Em outras palavras, isso significa que, quando seu site apresenta altos níveis de tráfego, a exemplo de plataformas de vídeo, o tempo necessário para processar cada solicitação aumenta, diminuindo a velocidade do site. Quando você não considera os altos tempos de carregamento que o tráfego do site normalmente apresenta para o seu negócio, isso é um risco grande.

Além disso, para usuários fisicamente mais afastados do servidor, os tempos de performance são maiores porque as informações têm uma distância maior para percorrer, mesmo quando você não está com muito tráfego.

Um CDN, ou Content Delivery Network, pode ajudá-lo a eliminar esses problemas. Por meio de uma Rede de Distribuição de Conteúdo, você armazena seu site em cache em uma rede global de servidores. O conteúdo que o usuário recebe é idêntico, mas pode ser carregado muito mais rápido do que se o navegador estivesse fazendo solicitações para um servidor que estivesse geograficamente distante.

Isso elimina atrasos de carregamento e problemas de latência que os usuários localizados longe dos servidores de hospedagem às vezes experimentam.

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