A tecnologia de Cloud Transcoding ou codificação na nuvem surgiu como uma importante ferramenta de apoio ao crescimento de Streaming de vídeo pelo mundo.

Ela vem para substituir recursos já considerados obsoletos e que já não conseguiam dar o suporte necessário para a alta demanda de vídeos.

Graças ao avanço tecnológico empregado pelo Cloud Transcoding empresas fornecedores de vídeos sob demanda, por exemplo,  passaram a ter escalabilidade, confiabilidade e elasticidade, reduzindo o tempo de processamento para disponibilizar vídeos na Internet em um tempo significativamente menor.

Entender essa tecnologia e sua aplicabilidade no mercado de Streaming será o objetivo deste artigo.

A conversão de vídeos para a Internet sempre foi um grande desafio

Se você produz ou pública vídeos já algum tempo deve lembrar que a produção para a Internet sempre foi um desafio, sempre existiram diferentes tipos de formatos e diversos codificadores com a difícil missão de transformar o vídeo em algo compatível para o ambiente online e principalmente rápido.

Não foram poucas as barreiras que foram superadas para chegarmos a facilidade que temos hoje para publicar vídeos, gravados ou em tempo real. Apenas para lembrarmos de alguns dos obstáculos, temos 3 como principais:

Para quem acompanhou as primeiras conexões de Internet, principalmente na era da conexão discada lembra da dificuldade de estabelecer a conexão e o desafio ainda maior para transferir dados, em especial vídeos.

Sobre a transferência de vídeo, a lembrança que deve passar por sua cabeça é que eram pequenos arquivos que demoram longas horas para seu download e poucos segundos para assistir.

Deixando a nostalgia de lado é importante entender a tecnologia do Cloud Transcoding e como ela está revolucionando o Streaming de vídeo hoje em dia.   

A revolução do Cloud Transcoding

A ferramenta de Cloud Transcoding permite que uma empresa converta arquivos de mídia em formatos suportados por vários dispositivos, incluindo smartphones, tablets e desktops.

A tecnologia basicamente estabelece um pipeline de transcodificação, pegando um arquivo de mídia de uma fonte de entrada e convertendo-o para o formato desejado de um produtor de vídeo ou empresa que oferece Streaming de vídeo.

Oferecendo suporte diferentes formatos de entrada e saída, incluindo resoluções, bitrates e taxas de quadros 3GP, AVI , AAC, MP4, FLV e MPEG-2.

O serviço de codificação na nuvem oferece ainda ferramentas adicionais de personalização de mídia, incluindo suporte a várias faixas de closed caption, geração de miniaturas, sobreposição de marcas d’água e otimização automática da taxa de bits de vídeo.

A convergência perfeita entre o Cloud Transcoding e a CDN

Imagine o desafio de converter automaticamente videos em vários formatos para exibição em vários dispositivos, com sistemas operacionais e navegadores diferentes, inclusive em smartphones com versões antigas de SO.

Esse é um exemplo prático da tecnologia de Cloud Transcoding. Vale lembrar ainda que estamos falando de um serviço na nuvem, o que melhora ainda mais o processo de conversão por ter a disposição servidores de alto processamento como suporte.

E para consolidar ainda mais o crescimento do Streaming de vídeo pela Internet temos a tecnologia CDN (Content Delivery Network), com a importante missão de fornecer conteúdo produzido pelo Cloud Transcoding via cache para uma rede mais próxima de um usuário de Streaming.

Temos os melhores dos dois mundos. A primeira tecnologia consegue converter diferentes formatos de vídeo para um compatível com os diferentes dispositivos e temos a CDN que potencializa a velocidade do envio do arquivo produzido de acordo com a localização.

Dá para imaginar o porque temos o Streaming de vídeo se tornando tão popular e comum para todos os tipos de usuários em diferentes plataformas. Esse é com toda certeza um grande resultado da transformação digital que vivemos atualmente.

Para saber mais como potencializar seus vídeos sob demanda ou outros formatos de streaming de vídeo não deixe de acompanhar em nosso blog as últimas novidades e recursos de tecnologia. Inscreva-se em nossa newsletter para não perder as novidades!