Já notou que em alguns sites começam com http:// e outras com https://? Para resumirmos de um jeito bem simples, o “s” extra significa que sua conexão com esse site é criptografada. Se seu site for https fica mais difícil os hackers interceptar seus dados.

Nesse post vou te mostrar detalhedamente o que é SSL e como o quão ele é importante ter em seu site. Depois, vou te mostrar como implementar gratuitamente =D

Ta mas, o que é SSL?

Vamos pegar uma definição da SSL.com

“SSL é a tecnologia de segurança padrão para estabelecer uma ligação criptografada entre um servidor Web e um navegador. Essa ligação garante que todos os dados passados entre o servidor Web e o navegador permaneçam privados.”

Imagine seu cliente navegando em seu site, se você não ter um certificado SSL e seu cliente preencher algum formulário com os dados dele, tem boa chance dessas informações serem interceptada por um hacker.

Esses tipos de ataque podem acontecer de várias maneiras, mas uma das mais comuns é quando o hacker coloca um pequeno programa de escuta, não detectado no servidor que hospeda um site e esse programa aguarda em segundo plano até que um visitante comece a digitar informações no site e é ativado para começar a capturar informações.

E se eu ter SSL?

Se você for visitar um site que está criptografado com SSL você pode ficar mais tranquilo =D. Seu navegador se conectará com o servidor Web, ele vai procurar o certificado de SSL e depois fará a ligação do seu navegador com o servidor. Mas fique beeem tranquilo, essa conexão de ligação é segura, ninguém além de você e o site possam ver ou acessar as informações que você digitar.

E o melhor de tudo é que você não precisa fazer nadinha =D, se o site que você entrar tiver esse certificado abaixo, pode ficar tranquilo, a sua conexão vai estar segura.
A bowl of bananas

SSL ajuda no SEO?

Embora SSL seja para proteger informações entre o visitante e seu site, há benefícios também para SEO. Não adianta o site ser mega rápido, ou com conteúdos relevantes para seu cliente, sendo que não tem um certificado SSL. Por isso o SSL agora faz parte do algoritmo de classificação de pesquisa da Google.

Como saber se certificado não está expirado

Se ele estiver vencido, não vai adiantar em nada seu site estar em https e com o cadeado do lado da URL. Os dados dos seus clientes estarão visíveis para hackers. Caso queira saber se o certificado ainda é válido, é só clicar no cadeado e selecionar “Informações do certificado” (ou “detalhes”, dependendo do navegador). Isso mostra a autoridade da certificação, e mostrará o prazo do certificado também. =D

Como obter um certificado SSL gratuito para seu site?

É muito simples =D, com o Singular CDN você consegue obter um certificado SSL gratuitamente, e ainda garantir maior performance nos 4 cantos do Brasil.
Se você parar para pensar, de pouco adianta ter um site mega rápido, que carrega as páginas em menos de 2 segundos, se não garantir segurança para seus clientes.

Topa fazer um teste free com a gente e ter HTTP/2, Live Streaming, WAF e ainda ganhar SSL gratuito?