Quais indicadores chave de desempenho (KPIs) ou métricas de e-commerce são recomendadas para o meu negócio online? Essa é uma pergunta comum feita por donos e gestores de lojas virtuais, uma vez que existem diferentes índices que podem fornecer um amplo conjunto de informações.

É preciso fazer a escolha correta. Adotar todas as métricas de e-commerce para medir o desempenho de uma loja virtual pode não corresponder a eficiência necessária para buscar melhorias em seu site, desde a performance até o desempenho em vendas é preciso medir adequadamente a sua estratégia de negócio.

Métricas de e-commerce para gerenciar o desempenho do seu negócio online

O primeiro passo para definir as métricas de e-commerce para gerenciar seu negócio online é observar as categorias de onde as transações são geradas por meio de comércio e vendas e depois em centros de custo que precisam ser monitorados e gerenciados, como sua força de trabalho e unidades operacionais.

Em seguida, baseando-se em uma série de métricas de de e-commerce que analisam os níveis de aquisição, satisfação e rotatividade, você pode começar a se expandir em outros indicadores que convergem com as métricas iniciais e provavelmente afetará o desempenho da empresa em relação a todas elas.

  1. Taxa de conversão de vendas

Sua taxa de conversão, simplesmente, é a porcentagem de visitantes que fazem uma compra. Essa é a métrica com a qual você mais se preocupará – é por isso que é a primeira nessa lista.

  1. Valor da vida útil do cliente

A vida útil do cliente é uma métrica do total que você ganha de um cliente ao longo de sua vida. Você terá que subtrair seus custos de aquisição. Conhecer o valor da sua vida útil ao cliente diz quanto você pode gastar para adquirir um cliente e até onde você deve ir para mantê-lo.

  1. Custo de aquisição do cliente

Naturalmente, custa algo adquirir um novo cliente. Esse valor é chamado de custo de aquisição do cliente. Para ganhar dinheiro, o custo de aquisição do cliente precisa ser menor do que o valor da vida útil do cliente. Idealmente, o custo de aquisição deve ser menor que o valor médio do pedido, para que você ganhe dinheiro com cada novo cliente.

  1. Valor médio do pedido

Seu valor médio do pedido é, simplesmente, o valor médio de cada compra. Para descobrir o seu, divida o valor total de todas as vendas pelo número de carrinhos.

Naturalmente, você quer que os clientes gastem o máximo possível para que você ganhe o máximo possível. Você precisa saber o valor médio do pedido para encontrar maneiras de aumentá-lo.

  1. Taxa de abandono do carrinho de compras

Essa métrica é a porcentagem de compradores que adicionaram itens ao carrinho de compras, mas depois saem da loja sem fazer uma compra. Quase 70% dos compradores abandonam seus carrinhos, mas parte dessa receita é recuperável. Por isso, é importante reduzir sua taxa de abandono o máximo possível.

  1. Tempo de resposta do site

O tempo de resposta do site é o tempo decorrido entre o fim de uma transação ou demanda em um sistema ou site e o início de uma resposta. Por exemplo, a duração do tempo entre a solicitação do carregamento da página de um produto e a exibição da primeira imagem da resposta em uma loja virtual.

  1. Taxa de transferência

A taxa de transferência é uma medida de quantas unidades de informação um sistema pode processar em um determinado período de tempo. Medidas relacionadas à produtividade do sistema incluem a velocidade com a qual algumas cargas de trabalho específicas podem ser concluídas e o tempo de resposta , a quantidade de tempo entre uma única solicitação interativa do usuário e o recebimento da resposta.

  1. Latência de rede

A latência de rede é uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados passar de um ponto designado para outro. Em alguns ambientes a latência é medida enviando um pacote que é retornado ao remetente; o tempo de ida e volta é considerado a latência. Idealmente, a latência é o mais próxima possível de zero.

  1. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes de um determinado website que sai do site depois de visualizar apenas uma única página. Usada em análise da Web, geralmente para análise de CRM, essa métrica ajuda o proprietário do site a avaliar a eficácia do conteúdo.

Usando métricas importantes de comércio eletrônico

Qualquer loja, pequena ou grande, deve prestar atenção a essas métricas de e-commerce. Como observamos inicialmente, a significância estatística faz parte da possibilidade de medir com precisão as alterações nessas métricas de e-commerce. Lojas com conjuntos de dados menores devem se concentrar em melhorar os indicadores de taxa não inicial.

À medida que sua loja cresce para processar um volume maior de pedidos e, portanto, tem mais dados, você poderá acompanhar e influenciar com mais precisão as alterações em outras métricas de e-commerce, como taxa de conversão, para tomar as melhores decisões para sua loja virtual.

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