Performance ainda é um dos grandes desafios a serem vencidos para as empresas que apostam no mundo digital para realizar negócios, ou seja, grande parte das organizações. Qualquer cliente que encontra algum tipo de lentidão no seu site ou em aplicativos mobile terá como principal reação o abandono da loja virtual, blog ou qualquer outro tipo de iniciativa publicada na Internet.

O tempo de resposta é sempre uma métrica importante, é preciso ter um site rápido e consistente, principalmente nos momentos de alta demanda, como em períodos de promoção ou datas comemorativas.

Pontos importantes que podem causar lentidão no seu site

Para te ajudar a identificar problemas que podem causar lentidão no seu site, separamos alguns itens importantes que devem ser verificados em seu projeto online.

  1. A falta de imagens otimizadas

A falta de imagens otimizadas é geralmente o motivo mais comum por trás da lentidão no seu site ou aplicativo. Imagens de alta resolução consomem muita largura de banda durante o carregamento. Fazer o upload de imagens de tamanho maior e redimensioná-las pode aumentar desnecessariamente o tamanho da sua página da web, fazendo com que o site seja carregado lentamente.

  1. Problemas com o uso de JavaScript

A disponibilidade de plugins de JavaScript / jQuery ajudou bastante adicionar conteúdo dinâmico a sites. No entanto, se implementado incorretamente, o JavaScript pode prejudicar a velocidade de carregamento da página, causando uma excessiva lentidão no seu site ou em seu aplicativo mobile.

  1. Alta demanda de solicitações HTTP

Utilizar JavaScript, CSS e arquivos de imagem pode levar a muitas solicitações HTTP. Ao visitar sua loja virtual, site ou aplicativo, o navegador do seu cliente executa várias solicitações para carregar cada um desses arquivos, o que pode reduzir significativamente a velocidade de carregamento da página.

  1. Seu site não está fazendo uso de técnicas de armazenamento em cache

O armazenamento de cache é conhecido por melhorar o desempenho dos sites. Se você não está fazendo cache, está perdendo tempo e performance. Essa técnica permite armazenar arquivos, diferentes tipos de imagens e vídeo e dados usados ​​com freqüência na memória em cache do seu site.

  1. Site com código mal estruturado

Outro culpado bem comum pela lentidão do site é o código fonte desenvolvido em seu site ou aplicativo. Espaços em branco em excesso, estilos inline, linhas vazias e comentários desnecessários podem fazer com que a folha de estilo do site fique maior em tamanho. Ao remover esses elementos desnecessários, você pode compactar o código, reduzir o tamanho do arquivo e melhorar o tempo de carregamento geral da página.

  1. A compactação de arquivos através do gZIP não é usada

Ao ativar a compactação gZIP, você configura o servidor de aplicação no sentido de agrupar todos os objetos da Web (imagens, CSS, arquivos JavaScript, etc.) em um único contêiner, antes que eles sejam enviados ao navegador solicitante. A compactação reduz a lentidão no seu site, compactando o tamanho dos dados que estão sendo transferidos entre o servidor e o navegador dos visitantes.

  1. Seu site não está usando um serviço de CDN

Um serviço CDN é uma rede de distribuição de conteúdo implantados em diferentes localizações geográficas, que podem servir para compartilhar conteúdo da Web para visitantes com alta disponibilidade e desempenho.

Dependendo da localização geográfica do seu visitante, o conteúdo solicitado é atendido pelo nó localizado no data center mais próximo disponível. Isso minimizaria o tempo de ida e volta (RTT) e disponibiliza o conteúdo solicitado em um tempo muito mais rápido, além de outros importantes benefícios.

Como você viu, a velocidade de carregamento da página do site depende de vários fatores, desde imagens não otimizadas até a ausência de tecnologias que otimizam o seu site ou aplicativo, como é o caso de uma  rede de distribuição de conteúdo (CDN).

Pode ser uma tarefa difícil descobrir o que exatamente está causando a lentidão no seu site, mas não desanime para resolver esse problema. O seu negócio depende disso! Agora que você já tem um checklist com os principais pontos de verificação, inicie seu projeto de melhoria do seu site ou aplicativo mobile.

Uma dica final é continuar nos acompanhando em nosso blog e nas principais redes sociais, estamos sempre publicando dicas e as últimas novidades de tecnologia da SingularCDN.