Performance e segurança se tornaram prioridade nos negócios online, para isso é preciso investir em soluções eficientes e de baixo custo, a exemplo das CDNs.

 

Antes mesmo de falar sobre performance, segurança, CDN e outras tecnologias deixa eu te chamar atenção para um situação que certamente você deve lembrar e que acontece todos os anos na Internet.

Se você tem um negócio online ou o simples fato de consumir produtos e serviços na Internet, você deve lembrar dos períodos de promoção.

Black Friday e final de ano são dois momentos, por exemplo, onde temos lojas virtuais fora do ar, certo? Pois é, avançamos muito para evitar essa indisponibilidade, mas ainda há muito o que fazer e vamos tratar sobre esse tema no artigo.

 

A alta disponibilidade da Internet hoje é uma prioridade

A Internet se tornou hoje o lugar mais importante para se fazer negócios. Ela abriu um mundo de oportunidades digitais que chegou a todos que possuem acesso online.

Estamos cada vez mais conectados e realizando milhões de transações financeiras a cada instante. E quando eu chamei sua atenção para os períodos de promoção foi justamente para você imaginar o impacto de ter um negócio virtual fora do ar.

Além do problema relacionado a alta disponibilidade temos a questão da segurança de dados. Tudo isso é crítico e coloca em risco nossas empresas e clientes.

Além do prejuízo financeiro temos ainda a perda de credibilidade, difícil de recuperar depois que ocorre um incidente ligado a lentidão, indisponibilidade e roubo de dados.

Por isso, independente do segmento ou tamanho do negócio é preciso ficar atento quanto a garantia da alta disponibilidade e segurança de sua empresa online.

 

Sinais que mostram que está na hora de investir na performance e segurança

Ter seu negócio online já seria um bom motivo para realizar os investimentos necessários em seu site, porém vamos mostrar outras importantes razões para investir.

  • O tempo de carregamento do site

Uma das grandes preocupações em qualquer negócio online é impedir que os usuários abandonem o carrinho de compras devido ao carregamento lento da loja virtual ou do aplicativo mobile. A preocupação com a velocidade no comércio eletrônico só está perdendo para as questões ligadas à segurança.

  • O impacto dos novos tipos de ataques virtuais e roubo de dados

A preocupação com ataques virtuais mais sofisticados, a exemplo do ransomware, o uso da inteligência artificial para o roubo de dados e novos ataques DDoS fazem com que a segurança da informação se torne uma prioridade para todos os negócios online.

  • Maior disponibilidade de conteúdo online

Um negócio online atualmente não consiste apenas de um site institucional e uma loja virtual composta por imagens, descrições e preços. É preciso atrair o público e para isso novos formatos de conteúdo têm sido utilizados, a exemplo de áudio, vídeo, imagens e blogs. Temos um conteúdo rico sendo utilizado como estratégia de negócio e que precisa ficar online da mesma forma que sua loja virtual.

  • Um mix cada vez mais diversificado de produtos e serviços online

O mercado está ficando a cada dia mais disputado. Essa preocupação é convertida em melhorias do negócio e de sua infraestrutura. A presença online é fundamental para a realização do negócio, mas também para ser achado nos principais sites de busca e pelos clientes.

  • Clientes cada vez mais exigentes e conectados

A realidade nos mostra a mudança do comportamento dos clientes e a forma como eles estão cada vez conectados. Isso nos faz lembrar sobre a preocupação com a satisfação dos clientes. Estar online, de forma rápida e segura são os primeiros passos para alcançar a plena felicidade do cliente em um negócio na Internet.

 

Investimento em CDN garante segurança e alta performance

Para muitos gestores a solução de problemas como performance e segurança é resolvido exclusivamente com grandes investimentos em ativos de tecnologia. Sem dúvida esse é um dos caminhos, mas existem alternativas de baixo custo e de eficientes resultados.

A CDN surge como uma estratégia que integra alta performance, segurança e baixo investimento.

Também chamado de Rede de Distribuição de Conteúdo, a CDN é um grupo de servidores distribuídos geograficamente e interconectados que fornecem conteúdo de Internet em cache de um local de rede mais próximo de um usuário, acelerando assim sua entrega.

O principal objetivo de um CDN é melhorar o desempenho da Web reduzindo o tempo necessário para transmitir diferentes tipos de conteúdo aos dispositivos conectados à Internet.

Na prática, uma CDN é projetada para reduzir a latência da rede, que geralmente é causada pelo tráfego de dados por longas distâncias e por várias redes.

A eliminação da latência tornou-se cada vez mais importante, à medida que mais conteúdos dinâmicos são distribuídos. Vídeo, áudio e softwares são entregues a um número crescente de usuários como serviço.

Outro importante ao adotar uma CDN está relacionado a segurança da informação. É possível aplicar regras de segurança que verifica e neutralizar tráfego suspeito, reduzindo as chances de ataques virtuais e roubo de dados. É seu negócio online realmente seguro.

 

Para saber mais sobre performance, segurança e CDN continue nos acompanhando em nosso blog. 

Se inscreva em nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado.

5 + 8 =