Paralelo ao crescimento das empresas que passaram adotar a CDN como tecnologia estratégica, buscando melhorar o desempenho de suas soluções Web para os usuários conectados a Internet, tem surgido no mercado novas organizações que tentam se tornar um fornecedor de CDN.

Ser um fornecedor de CDN significa hospedar o conteúdo em cache de seus clientes em pontos de presença de rede (POPs) próprios ou em data centers de terceiros com o objetivo de reduzir o tempo necessário para transmitir todo tipo de conteúdo aos dispositivos online.

Entretanto, é preciso analisar bem antes de escolher um fornecedor de CDN para não correr o risco de comprometer sua estratégia de crescimento. Confira os motivos e dicas de como selecionar a melhor empresa fornecedora da tecnologia.

A importância de adotar um serviço de CDN

Os serviços de CDN melhoram o desempenho e a disponibilidade de conteúdo estático e multimídia, incluindo conteúdo na nuvem e ambiente corporativo, para usuários de desktop e dispositivos móveis.

Além de colocar servidores de armazenamento em cache na borda da rede, um fornecedor de CDN usa técnicas de balanceamento de carga e desempenho de aplicativos para ajudar os dados a chegaram aos usuários mais rapidamente.

Essas técnicas incluem, por exemplo, a redução do tamanho dos arquivos usando algoritmos especiais de compactação, um processo geralmente invisível para o usuário.

A arquitetura utilizada por uma CDN também é projetada para reduzir a latência da rede, que geralmente é causada pelo transporte de tráfego por longas distâncias e por várias redes.

O fim dessa latência tornou-se cada vez mais importante, à medida que mais conteúdo dinâmico, como vídeo e softwares como serviço são entregues a um número crescente de dispositivos móveis.

O objetivo da CDN é beneficiar os usuários melhorando performance

Quando um usuário solicita conteúdo de um site armazenado em cache em uma rede de CDN, ele redireciona a solicitação para o servidor mais próximo desse usuário e entrega o conteúdo em cache de sua localização na borda da rede.

Buscando beneficiar seus usuários os fornecedores de CDN, a exemplo da SingularCDN, estão aproveitando sua presença na ponta da rede, oferecendo serviços que complementam suas principais funcionalidades.

Isso inclui serviços de segurança e aceleração de web e aplicativos que abrangem:

Como resultado, as redes de distribuição de conteúdo tornaram-se uma opção comercial mais estratégica, em vez de apenas uma maneira de armazenar em cache o conteúdo dos clientes.

Com o conjunto de serviços de CDN expandido muitas empresas estão reavaliando suas estratégias de contratação. É preciso avaliar diferentes critérios para chegar aos resultados que ajude as organizações alcançarem seus objetivos de crescimento.

O que você precisa saber para escolher um fornecedor de CDN

Os principais itens que precisam ser analisados na escolha de um fornecedor de CDN incluem o seguinte:

  1. Tempos de carregamento de página da web aprimorados para impedir que os usuários abandonem um site de carregamento lento ou um aplicativo de comércio eletrônico em que as compras permanecem no carrinho de compras;

  2. Maior segurança de um número crescente de serviços que incluem mitigação de DDoS, WAFs e mitigação de bots;

  3. Maior disponibilidade de conteúdo, pois as CDNs podem lidar com mais tráfego e evitar falhas de rede melhores do que o servidor de origem que pode estar localizado em várias redes distantes do usuário final; 

  4. Um mix diversificado de serviços de otimização de conteúdo e de conteúdo da Web que complementam o conteúdo do site em cache.

Antes de contratar um fornecedor de CDN, as empresas precisam se fazer perguntas difíceis sobre o que precisam. Isso inclui os requisitos de cobertura geográfica, acesso para usuários móveis e serviços de segurança.

As respostas ajudarão as empresas a selecionar o melhor fornecedor de CDN. Com o crescimento contínuo do conteúdo on-line e o valor potencial que esse conteúdo pode oferecer às organizações, a forma como eles executam a estratégia da CDN pode ter um impacto enorme no sucesso do negócio.

Para saber mais sobre a escolha dos melhores serviços de CDN para sua empresa fique sempre de olho em nossos conteúdos, visite regularmente o nosso blog. Inscreva-se em nossa newsletter para não perder as novidades!