Os administradores de sistemas sabem exatamente o desafio que é manter a estabilidade de um site em momentos de pico. É muito comum em datas comemorativas e períodos de grandes promoções, a exemplo da Black Friday, lidar com momentos de instabilidade e a loja virtual ficar fora do ar, lentidão no carregamento no conteúdo e até mesmo o cancelamento das transações durante a compra.

Para os consumidores resta apenas encarar esse momento como uma péssima experiência, abandonar o carrinho de compras atual e procurar outros sites que possam garantir  a compra. Porém, situações como essa estão diminuindo, principalmente para as empresas que investem em tecnologia de ponta aplicada à infraestrutura de TI e recursos inteligentes de gestão de conteúdo.

Confira alguns fatores que influenciam a estabilidade de um site e evitam grandes prejuízos:

  1. A re-arquitetura da infraestrutura de TI

Estamos em um período de forte transição quanto ao uso da tecnologia, uma das grandes mudanças que surgiram nos últimos anos sem dúvida é a Computação em Nuvem.

Ela está proporcionando uma forte mudança quanto da arquitetura de TI utilizada nas empresas, inclusive mudando a forma como os times de TI passaram a lidar com as necessidades de prover a estabilidade de um site que tenha bastante tráfego de dados e transações em tempo real.

Porém, incorporar essa tecnologia, que já tem sido utilizado por muitas empresas, faz com que seja necessário remodelar a arquitetura computacional existente. Justamente para incorporar todos os produtos e serviços que podem garantir a estabilidade de um site, por exemplo.

Fornecedores, a exemplo da Amazon, Google, Microsoft, entre outras, provem para as empresas uma estrutura tecnológica para que diferentes empresas possam realizar a migração para a nuvem e assim realizarem em definitivo a mudança do negócio para o Digital.

  1. Uso do balanceamento de Carga

Conceitualmente, o balanceamento de carga é um recurso que divide a carga de trabalho que seria inicialmente enviado para um servidor e passa a ser feito através de dois ou mais computadores. Isso permite que mais trabalho seja executado no mesmo período de tempo.

Na Internet, empresas cujos sites recebem muito tráfego normalmente usam balanceamento de carga para que todos os usuários possam ser atendidos mais rapidamente e garantem desta forma a estabilidade de um site em momentos de pico.

O balanceamento de carga pode ser implementado com hardware, software ou uma combinação de ambos, são muito eficientes em sua proposta de uso e bastante utilizado por grande número de empresas de tecnologia.

  1. Investimentos em segurança

Sem dúvidas, a segurança da informação tem sido responsável pela garantia da estabilidade dos sites de Internet nos diversos tamanhos e segmentos de mercado. Principalmente com a crescente onda de ataques virtuais e roubo de dados que tem acontecido em todo mundo.

Por isso, a importância dos investimentos em certificados digitais, proteção contra negação de serviço distribuída (DDoS), firewalls de aplicativos da Web (WAFs) e mitigação de bots.

Vale destacar que os impactos sofridos por ataque virtual não apenas causa prejuízos financeiros, mas impacta diretamente na imagem e credibilidade das empresa, indo muito além de uma preocupação com a estabilidade de um site.

  1. Adoção de Rede de Distribuição de Conteúdo – CDN

Uma CDN (Content Delivery Network), também chamado de Rede de Distribuição de Conteúdo, consiste em um grupo de servidores distribuídos geograficamente e interconectados que fornecem conteúdo de Internet em cache de um local da rede mais próximo da localização de um usuário, visando acelerar sua entrega.

O principal objetivo de um CDN é melhorar o desempenho da Web reduzindo o tempo necessário para transmitir conteúdo (estático e dinâmico) a todos os dispositivos conectados à Internet pelos usuários.

Desta forma, a tecnologia utilizada pela CDN é projetada para reduzir a latência da rede que geralmente é causada pelo transporte de tráfego por longas distâncias e por várias redes.

A eliminação da latência tornou-se cada vez mais importante para garantir a estabilidade de um site, à medida que mais conteúdos dinâmicos são entregues a um número crescente de dispositivos móveis.

Fator fundamental que influencia na estabilidade de um site

Por fim, não podemos esquecer do capital humano, responsável por fazer a implantação e gestão de todos os fatores descritos nos artigo.

Em outras palavras, estamos nos referindo ao corpo técnico e empresas especializadas para trabalhar junto com sua empresa para garantir a continuidade de todas as operações de site de sua empresa ou de seus clientes.

Para saber mais sobre como manter a estabilidade dos sites e outras dicas importantes de tecnologia, fique de olho em nossos conteúdos, visitando regularmente o nosso blog. Inscreva-se em nossa newsletter para não perder as novidades.