O Gartner, empresa de consultoria que desenvolve pesquisas relacionadas a tecnologia, apontava em 2010 que o uso de vídeos seria uma das 10 principais tecnologias estratégicas para 2011., A empresa acertou em cheio em suas previsões! O formato de vídeo está sendo amplamente utilizado e o conteúdo ao vivo com qualidade ganhou grande importância para pessoas e empresas nos últimos cinco anos.

Foi possível acompanhar uma rápida evolução da tecnologia e de equipamentos desde a publicação do estudo. Hoje, a maior parte dos telefones têm a capacidade de gravar vídeos e cada vez mais sites estão usando vídeos para conectar produtos, serviços e consumidores.

O volume de pessoas acessando o Youtube, por exemplo, é impressionante. Uma reportagem divulgada pela Meio & Mensagem em 2017 apontava que 96% das pessoas de 18 a 34 anos utilizam a plataforma.

O vídeo é um formato de conteúdo que vem sendo amplamente utilizado. Está chegando aos usuários na forma de mensagens, grupos, blogs e canais de empresas, treinamentos e reuniões e principalmente com conteúdo ao vivo.

A importância do Streaming de vídeo

Entender sobre a importância e a necessidade de produzir um conteúdo ao vivo com qualidade é percebida já em sua definição e uso.

Streaming de vídeo é conteúdo enviado em formato comprimido pela Internet e exibido pelo espectador em tempo real. Por meio de um streaming de vídeo ou streaming de mídia, um usuário da Web não precisa esperar para baixar um arquivo para reproduzi-lo.

Em vez disso, a mídia é enviada em um fluxo contínuo de dados e é reproduzida à medida que chega. O usuário precisa apenas de um player, um programa especial que descompacta e envia os dados de vídeo e áudio para a transmissão ao vivo.

Pode parecer um pouco complexo o envio de streaming de vídeo, porém já temos tecnologia e conexão de Internet necessários para enviarmos conteúdo ao vivo com qualidade.  

Dicas para produzir conteúdo ao vivo com qualidade

Uma transmissão ao vivo é uma grande oportunidade para as empresas se destacarem no mercado. Embora o conteúdo do vídeo possa ser de alto nível, um piscar de olhos na tela de transmissão ao vivo pode afetar a percepção do público sobre o evento.

  1. Fique atento aos requisitos de velocidade de conexão para transmissão ao vivo em HD

A entrega de vídeo depende de alguns fatores, abrangendo a transmissão para o lado da visualização. Dois fatores principais que geram um vídeo “lento” ou “instável” incluem:

  • A largura de banda do espectador;

  • A velocidade de Internet da emissora.

Para obter o melhor fluxo de qualidade, quem transmite o vídeo deve prestar atenção às suas próprias velocidades de upload. Em geral, você precisa que a sua conexão tenha pelo menos o dobro do fluxo utilizado normalmente.

Em teoria, você pode aumentar essa velocidade em até 80% da velocidade de conexão da Internet. No entanto, nesses níveis, você precisará testar o fluxo primeiro para garantir que ele seja bem-sucedido.

  1. Tenha uma conexão dedicada para a transmissão ao vivo

Uma conexão dedicada de alta velocidade para o envio é uma obrigação para qualquer transmissão ao vivo de missão crítica. Tenha em mente que uma conexão que é meramente suficiente para checar e-mails ou carregar páginas da web provavelmente não é boa o suficiente para streaming.

Um dos pontos mais comuns de falha é quando você compartilha largura de banda com várias pessoas. Assim como usar um telefone celular em uma área altamente congestionada, sempre há uma chance de inconsistência quando você não sabe quem mais está transmitindo de forma concorrente em sua rede.

  1. Esteja pronto para a escalabilidade do evento ao vivo

A escalabilidade também pode ser um desafio para um conteúdo ao vivo com qualidade. Verifique com seu provedor tem condições para atender às suas necessidades específicas. Procure por aqueles com uma reputação forte e verifique se um CDN (Content Delivery Network) também é utilizado.

A arquitetura utilizada por CDNs é projetada para reduzir a latência da rede, que geralmente é causada pelo transporte de tráfego por longas distâncias e por várias redes.

A eliminação da latência tornou-se cada vez mais importante para as transmissões de conteúdo com qualidade, à medida que mais conteúdo dinâmico, vídeo e software como serviço são entregues a um número crescente de dispositivos móveis.

A necessidade de serviços de CDN está crescendo, pois cada vez mais sites de empresas e pessoas comuns oferecem streaming de vídeo a qualquer momento. Além disso, temos aplicativos de comércio eletrônico e soluções baseadas em nuvem, onde o alto desempenho é essencial.

Com isso, uma ampla variedade de empresas tem usado CDNs para atender às necessidades de desempenho e segurança de seus negócios com o uso de conteúdos ao vivo.

Para saber mais dicas de como produzir conteúdo ao vivo com qualidade inscreva-se em nosso blog e não perca outras dicas e novidades.